domingo, maio 31, 2009

ANGOLA em FESTA!

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a mensagem.

Semanal




sábado, maio 30, 2009

Futebol

Taça CAF

1º de Agosto apurado à fase de grupos

O 1º de Agosto qualificou-se para a fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF), ao vencer hoje, sábado, o Club Sportif Sfaxien, da Tunísia, por 5-4, em jogo da segunda-mão da última eliminatória de apuramento da prova, disputada no estádio Taieb Mhiri, em Sfaxi, afastando o campeão em título.

Depois de uma vantagem de 2-0 na primeira mão em Luanda, o triunfo da equipa angolana só foi encontrado na marcação de livres da marca dos pnaltos, quando em tempo regulamentar os tunisinos conseguiram igualar a eliminatória no seu reduto, com golos de Issam Merdissi (43') e Hachem Abbes (82').
Nas penalidades, o tento que ditou a passagem do 1º de Agosto, foi marcado por Love, depois de uma falha (defesa do guarda-redes Pitchu) do tunisino Merdissi. Foram marcadores dos penaltos: Kumaca, Love (duas vezes), Zé Augusto e Dany. Por parte do Sfaxien: Chedi, Merdissi, Hemini e Benoni.
Assim, o conjunto orientado pelo treinador ucraniano Viktor Bondarenko, cumpriu mais um dos objectivos planificados pelo Clube militar. Resta esperar pela fase de grupos.
Quanto a outra equipa angolana, o Santos FC, defronta no estádio dos Coqueiros, em Luanda, o Al Ahly do Egipto, em jogo de acesso à fase de grupos da mesma competição continental. No primeiro jogo a equipa do Morro Bento foi derrotada fora de casa, por 0-3.



Futebol

MANUEL JOSÉ
aborda jogo com Guiné
em conferência de imprensa

MANUEL JOSÉ, estará amanhã na sede da Federação (FAF) às 10h30, dando uma conferência de Imprensa na qual atenderá a Comunicação Social sobre o jogo amistoso com a Guiné Conacry, agendado para o dia 13, em Lisboa, ocasião para se pronunciar sobre a convocatória e sobre o programa de preparação a cumprir a partir da primeira semana de Junho, no Algarve.


sexta-feira, maio 29, 2009

Angola

ANGOLA melhorou 20 lugares
no ranking do Banco Mundial

- Com ANGOLA PRESS -
Angola melhorou 20 lugares no ranking do Banco Mundial sobre a facilidade de investimento, de começar o negócio, obtenção de licença de construção e de empregar o pessoal.De acordo com os dados apresentados quarta-feira pela KPMG, empresa de consultoria e de assessoria a nível mundial, apesar dessas melhorias ainda há muito que se fazer para dinamizar a economia.
Por exemplo, viu-se que demora-se mais dias para tratar um registo de propriedade, na protecção de investidores, concepção de vistos, licença de construção, obtenção de créditos, no pagamento de impostos, entre outros serviços.
Os resultados positivos alcançados devem-se também ao trabalho da Agência Nacional do Investimento Privado (ANIP), no dinamismo e vontade que tem desenvolvido, criando facilidade para atrair investimentos de empresas estrangeiras no país.
O estudo da KPMG mostra que ainda há muito a percorrer na desburocratização da administração pública e naquilo que é a simplificação de processos, que tem a ver com a abertura de empresas, de crédito, licenças e autorizações.
E também o estudo mostra que, quanto mais cedo se fizer e ultrapassar esses constrangimentos, o país terá como consequência mais investimento.
Sobre a crise económica o director geral da KPMG, José Carvalho, disse que há dois tipos de medidas que devem ser adoptadas para preparar o país face ao impacto da crise financeira que está a chegar a Angola, de forma indirecta.
José Carvalho refere que as medidas que estão a ser tomadas têm como objectivo, por exemplo, manter o nível de reservas do país, e as outras visam a contenção da diminuição de reservas, isto no campo financeiro.
Outro tipo de medida que está a ser implementada e que, no seu entendimento, tem um grande potencial para promover o desenvolvimento regional, é a diversificação da economia. "Os programas que estão a ser desenvolvidas no sector das pescas, agricultura, e indústria extractiva e de transformação, são iniciativas importantes, porque acabam por ser um escape, numa época de crise", disse.
Angola pode aproveitar rapidamente para desenvolver-se naquilo que são os sectores ainda não desenvolvidos e que não dependem directamente das variações do preço do petróleo e da capacidade do mercado nacional de absorver os diamantes.
Como consultor considera importante a diversificação, e naquilo que são as iniciativas do governo, reiterou a importância do desenvolvimento dos sectores não petrolíferos como medida para propiciar um cenário macroeconómico positivo.

quarta-feira, maio 27, 2009

LIGA
MILIONÁRIA

Barcelona é campeão
da Liga dos Campeões

Eto'o e Messi garantiram terceiro título do Barça

| Foto retirada da Internet - Autor desconhecido - Se identificar passo Créditos |

Eto'o vibrou muito com seu belo gol

O Barcelona é o melhor time da Europa. Com um golaço de Eto'o e um gol de cabeça de Messi, o time catalão venceu o Manchester United por 2 a 0 e se tornou o atual campeão da Liga dos Campeões. O Barça demorou a se encontrar no jogo. Quando soube aproveitar as falhas dos ingleses, a equipe dominou o restante da partida. Ferguson errou desde o início. Escalou Park e mudou seu tradicional e vencedor modo de jogar. Resultado: Show do Barça.

Loira... kkk

<<Paf_la_blonde.wmv>>
QUEM FOI QUE DISSE QUEAS AS LOIRAS SÃO ... BURRAS?

Futebol


Novo treinador
DOS PALANCAS NEGRAS
ESTÁ EM LUANDA


O novo seleccionador dos "PALANCAS NEGRAS", Manuel José, chegou ao principio da tarde de quarta-feira a Luanda (Angola), com a equipa do Al Ahly, que no domingo defronta o Santos FC, a contar para a segunda mão da Taça CAF", jogo que orientará pela última vez a equipa egípcia, divulgará oficialmente a lista dos atletas convocados para o amistoso com a Guiné-Conakry, a ser disputado a 13 de Junho, em lISBOA (Portugal). Falando à Comunicação Social presente no Aeroporto 4 de Fevereiro, Manuel José manifestou-se satisfeito por assumir este compromisso, afirmando que tudo fará para "engrandecer o nome de Angola e do evento a organizar em 2010".
Quanto ao jogo frente ao Santos FC, o técnico disse que o facto de ter ganho o primeiro jogo por 3-0 poderia considerar-se já vencedor da eliminatória, o que não acontece por se deslocar a Angola apenas com oito dos titulares da equipa, dai que o esforço dos jogadores será acrescentado. A delegação egípcia, formada por oito membros da sua direcção, entre os quais responsáveis da equipa, técnicos, assistentes médicos e administrativos e 18 atletas, é chefiada por Khaled Davandly, dirigente desportivo do Al Ahly.

Manuel José começa a trabalhar com a selecção no dia 1 de Junho, sendo acompanhado de dois adjuntos, dos quais um é o preparador físico. O seleccionador de sub-23, Zeca Amaral, será um dos adjuntos. (C.Pereira, com Agências)

domingo, maio 24, 2009

EXITO ABSOLUTO!



Manuel José
deixa Al-Ahly
com o «penta» no bolso

Um golo do angolano Flávio, logo aos 5 minutos, foi o suficiente para que Manuel José fechasse em beleza o seu ciclo de sucesso no Al-Ahly, com a conquista do quinto título egípcio consecutivo. A equipa comandada pelo homem qeu avi procurar conquistar a CAN'2010 para Angola, venceu este domingo pela margem mínima a finalíssima com o Ismaili, depois de as duas equipas terem terminado o campeonato em igualdade pontual. Manuel José (na foto), próximo seleccionador angolano dos Palancas Negras, sai assim da melhor maneira de um clube onde coleccionou troféus, entre 2001 e 2003 e de 2004 até este ano. Além dos cinco títulos consecutivos com que encerra o seu consulado, o técnico português levou também o Al-Ahly à conquista de quatro Liga dos Campeões africanos, em 2001, 2005, 2006 e 2008. Com MAIS FUTEBOL



FUMAR? NUNCA MAIS...


SIDA, NÃO!


"Sem preservativo, é com a Sida que você faz amor. Proteja-se."
O grande medo é o impossível tornar-se realidade.

Angola

GIRABOLA'2009
13.ª Jornada

CAÁLA VENCE ASA

O Recreativo da Caála, emblema do planalto central de Angola, defrontou o famosos Estádio dos Kurikutelas - antigo Ferrovia -, na cidade do Huambo, o ASA, de Luanda num jogo que poderia decidir alguma coisa nos bastidores de ambos os clubes, originando alguma pressão junto dos comandados de Jorge Paixão, que se deixaram levar pelos comandados do brasileiro Marinho Peres, nos minutos iniciais. Teoricamente superiores os luandinos não tiveram fôlego para aguentar a vantagem de que usufruiam e acabaram por sucumbir por 2-1.
Outros resultados:
Académica do Soyo, 0 - 1.º de Agosto, 3 ; Libolo, 2 - Kabuscorp, 1.
A 13.ª jornada prossegue esta tarde e só terça- feira se completerá na finalização da primeira volta do campeonato.

sábado, maio 23, 2009

PALANCAS
NEGRAS

Love fora da convocatória

Fonte: JORNAL DE ANGOLA Honorato Silva

A ausência de Love Cabungula, avançado do 1º de Agosto, é o grande destaque da convocatória de Manuel José, para o estágio dos Palancas Negras no Algarve (Portugal) tendo em vista o amistoso com a Guiné Conacry, dia 13 de Junho, em Lisboa.
Melhor marcador da presente edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola-2009, com 10 golos marcados em 12 jornadas, Love está, surpreendentemente, fora dos eleitos do técnico português, recém-contratado para dirigir a Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações (CAN), que o país vai albergar de 10 a 31 de Janeiro, nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.
Fonte afecta ao clube militar informou ao Jornal de Angola que o seleccionador chamou para a referida empreitada o lateral esquerdo Kumaka e o defesa-central Mingo Sanda, duas unidades que têm estado em destaque no sector defensivo da equipa orientada pelo russo Victor Bondarenko.
A atravessar um excelente momento de forma, "Love está entre os melhores avançados do país. O seu desempenho no 1º de Agosto, onde forma uma dupla letal com Bena, justifica a presença nos Palancas Negras", considerou a fonte.
Fora dos eleitos de Manuel José estão igualmente o extremo Job e o médio central e goleador David, ambos do Petro de Luanda, clube que fornece à selecção Lama e Nelo, jogadores que não têm sido utilizados por Bernardino Pedroto.
Afastado da baliza dos campeões nacionais desde a segunda jornada do Girabola, quando cedeu o lugar a Papy, por lesão, ainda antes do intervalo no jogo frente ao 1º de Agosto, o guarda-redes Lama regressa aos Palancas Negras três meses depois. A última vez que defendeu a baliza da selecção foi a 11 de Fevereiro, na derrota por 0-4 frente ao Mali, na cidade francesa de Lisses.
Do estrangeiro, destaque para a chamada de Mantorras, do Sport Lisboa e Benfica, e Santana Carlos, do Vitória de Guimarães. O jogador do clube vimaranense não é utilizado há quatro jornadas do campeonato português, por estar a contas com uma lesão muscular na coxa direita.
O seleccionador nacional convocou o "capitão" André Makanga, que não respondeu às últimas três chamadas feitas por Mabi de Almeida, alegadamente devido a dificuldades impostas pelo Koweit Sporting Club. Resta saber se desta vez o atleta integra os trabalhos dos Palancas Negras.
Flávio Amado, Gilberto, Rui Marques, Kaly, Djalma Campos, Dedé, Mateus Galiano, Zé Kalanga e Manucho Gonçalves completam o grupo de convocados do estrangeiro
.

CARNAVAL CANINO

O CASAL CLÁSSCIO INGLÊS

Angola

Aviação


TAAG CONFIA NA RESOLUÇÃO
da situação que impede voar na Europa



A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) anunciou, sexta-feira, que "as não-conformidades identificadas" durante a auditoria IOSA, feita pela organização francesa Quali-Audit, de 17 a 22 de Maio, "são passíveis de resolução imediata".Um comunicado a que a Angop teve acesso indica que ficou acordado uma "nova visita da Quali-Audit na última semana de Junho, para confirmação da sua correcção".

A transportadora angolana afirma, no documento, que a auditoria "permite acreditar que se iniciou a mudança cultural que conduzirá a Taag a atingir, a curto prazo, a excelência de operação, que lhe permita ombrear com as melhores companhias congéneres e seja motivo de orgulho de toda a nação angolana".

A auditoria envolveu todos os trabalhadores da organização corporativa - incluindo o sistema de qualidade e segurança operacional -, das operações de voo, despacho operacional, manutenção, assistência a bordo, operações de terra, operações de carga e da segurança contra actos ilícitos.

sexta-feira, maio 22, 2009

ALGUMA VEZ SONHOU COM ISTO?
A casualidade leva-nos onde, quantas vezes, nem sonhamos poder chegar. Eu confesso-me ignorante perante o que acabei de ver neste espectacular vídeo indiana. Que faz esquecer muitos dos ritmos modernos, que nos são oferecidos nas rádios e tv's. Fiquei, verdadeiramente, surpreendido: pelo tema, pela orquestração e execução, pela interpretação, pela coreografia e, no trabalho do video e seus componentes.
Uma maravilha para ver, ouvir e repetir.
E, se quiser ficar ainda mais engrandecido nos seus valores e saberes, no final aproveite e vá clicando em todos os vídeos que nma YOU TUBE, estão à sua disposição.

DEDÉ, MÉDIO ANGOLANO
ESTÁ EM FOCO!


Dedé vive na Trofa, já jogou pelo Trofense, está agora no Paços de Ferreira e no meio de um conflito com o Elvas.
Ele veio da Académica do Lobito para o Elvas, com contrato de amador, trazido por um empresário de construção civil. Daí saltou para o Trofense, assinando contrato profissional e de onde foi para o Paços de Ferreira.
Dede defronta este fim de semana o Trofense e os de Trofa, por brincadeira, pediram para ele não jogar... o que claro, foi brincadeira a que Dede respondeu recordando que é profissional e que o Paços jogará para ganhar.
Tudo isto que resulta nesta análise: O Dede veio como amador com 21 anos para o Elvas clube que deixou para se vincular ao Trofense, mas os regulamentos fixam o fim da formação aos 23 anos. Como o Trofense abriu-lhe as portas à profissionalização, logo o Elvas pode exigir a sua parte...
E, pergunto eu, a ACADÉMICA DO LOBITO.. fica a ver navios ou já recebeu o que tinha a receber?


Automobilismo

ANGOLA APOIA FORMULA 1


O automobilismo despertou interesses angolanos. A empresa angolana Ridge Solutions*, sediada em Luanda, com forte presença nos sectores imobiliário, agricultura e recursos naturais, vai patrocinar a Formula 1, com as famosas marcas Williams e Toyota, com presenças no Mónaco e Monte Carlo. Os nomes dos pilotos Nico Rosberg, alemão e Kazuki Nakajima, japonês também vão publicitar a empresa angolana.


*)- A Ridge Solutions é uma empresa orientada para investimentos e gestão de capitais, cujas ofertas e criação das melhores soluções e prioridades de investimentos concentram-se nas áreas Financeira Não Bancária, Imobiliária e Exploração de Recursos Naturais, onde conta actualmente com uma carteira de projetctos e investimentos na ordem de USD 15.0 mil milhões, se projectada para os próximos 05 anos. A Ridge Solutions é parte privilegiada do grupo das principais empresas Angolanas e, com base nas crescentes oportunidades do mercado local, oferece as melhores opções aos investidores nacionais e internacionais para aplicação dos seus capitais com grande segurança e garantia de retorno dos seus investimentos. O Dr. Jose Ferreira Ramos (na foto), partilha conosco os planos da sua empresa Ridge Solutions, já considerada uma gigante nesta região do continente africano.
(Fonte: WinNe- World INvestment NEws

quinta-feira, maio 21, 2009

Desporto



Polidesporto
Angola leva 158 elementos aos jogos da lusofonia

Fonte: ANGOLA PRESS

Angola vai participar na II edição dos jogos da lusofonia, de 11 a 19 de Julho, nas cidades portuguesas de Lisboa e Setúbal, com uma delegação de por 158 elementos entre atletas e oficiais, apurou hoje a Angop de fonte do Comité Olímpico.
O director técnico da instituição olímpica, Domingos Torres, segue hoje para Portugal, onde, além da inscrição do país no evento, participará de 22 a 26 na reunião de chefes de missões.
No encontro a organização do evento (Comité Olímpico de Portugal) dará a conhecer aspectos organizativos, com destaque para os recintos que vão albergar os jogos, hotéis e transportes.
Angola, segundo apurou a Angop, vai participar nas modalidades de basquetebol, com uma delegação de 28 elementos, atletismo (19), futsal (18), judo (18), desporto adaptado (5), ténis de mesa (13), voleibol (10) e taekwan-dó (11).
O evento, a ser disputado sob o lema "União Mais Forte que a Vitória", contará com as representações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Sri Lanka e Macau.
A Guiné Equatorial e o Sri Lanka, apesar de não terem o português como língua oficial, solicitaram o direito de participar nos jogos por ocasião da primeira edição, realizada em 2006 em Macau.
Nos primeiros jogos da lusofonia "Macau2006", Angola ocupou a sétima posição com três medalhas de prata e duas de bronze. A primeira posição no quadro geral de medalhas coube ao Brasil com 24 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze

Luto Nacional

segunda-feira, maio 18, 2009

Emailing: phpThumb

Jesualdo Ferreira vai continuar no comando técnico do FC Porto. Depois de garantir o "tetra" para os dragões - o "tri" ao nível pessoal - o treinador assinou novo contrato.Jesualdo terá sido convidado pelo presidente dos dragões, Pinto da Costa, depois do jogo da primeira-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com o Manchester United, em Inglaterra.

O treinador portista é o único técnico nacional que já conquistou um "tri" campeonato. Jesualdo foi campeão em 2006/07, 2007/08 e 2008/09 pelo FC Porto. (Fonte: RTP-ANTENA 1)

domingo, maio 17, 2009

Girabola'2009

Fonte: ANGOLA PRESS (ANGOP)
 
O GIRABOLA cumpriu mais alguns jogos da 12.ª jornada, neste fim-de-semana, a qual se completará na quarta-feira próxima como os jogos 1.º de Agosto- Benfica de Luanda e Desportivo da Huíla-Santos. Estes jogos foram adiados devido à participação da equipa dos militares e a do Santos, na Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF). Recorde-se que o D'Agosto venceu o Sfaxien da Tunísia por 2-0, e o Santos perdeu diante do Al Ahly, de Manuel José por 2-0.
Resultados dos jogos realizados:
ASA - Petro de Luanda: 0-1
Kabuscorp - Recreativo da Caala: 1-1
InterClube – Libolo: 1-1
Académica do Soyo – Académica do Lobito: 2-1
Bravos do Maquis – 1º de Maio: 2-1

Classificação Geral (Provisória) 
1. Petro de Luanda 31 pontos; 2. Académica do Soyo 25; 3. 1º de Agosto 23; 4. FC Bravos Maquis 19;5. ASA 18; 6. Recreativo Libolo 18;7. Interclube 17; 8. Santos FC 14; 9. Desportivo Huíla 13; 10. Kabuscorp Palanca 13; 11. Recreativo Caála 12; 12. 1º de Maio 11; 13. Benfica de Luanda 10  e14. Académica Lobito 04 pontos. - ( 1.º de Agosto, Desportivo da Huíla, Santos FC e Benfica de Luanda têm um jogo a menos).
 

Eurovisão

Alexander Rybak, da Noruega
foi o vencedor deste ano

- Fonte: TVI24 -
Ainda não foi desta que Portugal conseguiu vencer o Festival Eurovisão da Canção, cuja final se realizou este sábado em Moscovo, na Rússia. O grupo Flor-de-Lis ficou em 15º lugar e o grande vencedor da noite foi Alexander Rybak, da Noruega, com o tema «Fairy Tale».
Milhões de pessoas assistiram por toda a Europa à final do concurso anual e milhares de televotos e jurados de 42 países elegeram os seus favoritos. O participante norueguês conseguiu a pontuação mais elevada, alcançando os 387 pontos, o que se revelou também um recorde no programa televisivo.
O concorrente norueguês, de origem bielorussa, era um dos favoritos nas sondagens. Para Portugal, o 15º lugar acaba por ser um dos melhores resultados de sempre, apesar de em 2008 a concorrente Vânia Fernandes ter alcançado a 13ª posição.
O segundo lugar da tabela dos vencedores coube a Yohanna, da Islândia, que obteve 218 pontos,e o terceiro a AySel & Arash, do Azerbeijão, com 207 pontos.


Veja aqui todas as classificações

sábado, maio 16, 2009

QUAL ACORDO?


ACORDO ORTOGRÁFICO BACANO
Por vezes somos surpreendidos pela ignorância de algumas pessoas, as quais nem sequer sonham que são, verdadeiramente, uns bons humoristas. Isto, claro, vendo as coisas pelo lado das condescências que somos forçados a fazer para não sermos agressivos.
Ora vejam o que o novo ACORDO ORTOGRÁFICO deve ter influenciado quem escreveu este aviso e o colocou, aqui na redacção do jornal, colado ao contentor de lixo:

POR FÁVOR O LIXO MÉT NO SACO PARA NÃO SERROCAXTE*



*- Não sei o que é. Talvez queira dizer para não deitar lixo directamente no caixote. (contentor).



Palancas Negras



O novo seleccionador de Angola, está já a preparar o período de estágio e de início de actividades, embora ainda ligado ao clube egípcio onde credibilizou a sua carreira como um dos mais cotados treinadores portugueses. Manuel José, declarou à Rádio 5, canal da Radio Nacional de Angola, dedicado exclusivamente a temas desportivos, que, está a elaborar a primeira convocatória com vista à deslocação a Portugal, onde no Algarve, irá realizar um mini-estágio a partir de 6 de Junho, tendo já o primeiro amistoso de preparação marcado para Lisboa, no dia 13, em que os "Palancas" defrontarão a selecção da Guiné Conakry.


quinta-feira, maio 14, 2009

Mensagem







VIDA...MUITAS VEZES É ASSIM...
Mal sabemos o quanto Ele suportou
suporta e suportará por nós...
Não deixe de tentar descobrir um pouco mais sobre Ele
que te protege de tantas"pedras"
Não deixe de conversar com Ele...
Não deixe de agradecer...
Ele esta aí com você..
SEMPRE, JESUS!

E ESTA?

A BANANA NÃO É SÓ PARA COMER...

O cultivo da banana é um negócio global que envolve mais de cem países. Cientistas estimam que cada tonelada produzida gera até dez toneladas de detritos não aproveitados.Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, afirmam ter achado uma maneira de acabar com o desperdício transformando os restos em uma fonte de combustível eficiente, usando instrumentos simples e serragem para criar blocos de banana prensada."Esse projeto teve origem em Ruanda, quando uma pessoa de lá chamou a nossa atenção para o problema com os restos de banana. Há muitos detritos não utilizados e também há falta de lenha, então essa é uma solução para os dois problemas," diz Mike Clifford, da Universidade de Nottingham.A queima de lenha é a fonte mais comum de energia na África e uma das causas de desmatamento, aumentando o impacto das mudanças climáticas.Os blocos de banana podem ser uma alternativa mais barata que madeira e são fáceis de fazer. Podem ser uma solução sustentável para milhares de famílias na África.

quarta-feira, maio 13, 2009

ATÉ QUE ENFIM...

Manuel José está entusiasmado com a nova aventura que se prepara para abraçar. O técnico português vai orientar a selecção de Angola na Taça de África das Nações de 2010 e diz que o seu trabalho vai ser alimentado pela paixão que sente por este país.
Leia mais no link do IOL, sobre esta esperada contratação do treinador (português) que goza da maior reputação de treinadores ligados a clubes africanos. Com um mcurriculo importante, Manuel José, foi o nome por mim sugerido logo após a saída de Oliveira Gonçalves... e, na ocasião, minha dica foi considerada um atravimento... nem ripostei, apenas sugeri que a Federação Angolana pedisse o envolvimento do Governo na solução de se contratar um treinador com curriculo e perfil certos para assumir o cargo. Muitos foram os que se riram, e hoje, certamente já se fizeram esquecidos, uma vez que isto data de Outubro do ano passado... quando faltavam 15 meses - um ano e três meses -, para aprontar os "Palanas Negras" com vista a uma qualificação digna, que, para mim será sempre entre os quatro primeiros classificados. Agora, Manuel José... com condições que não serão as mais convenientes dadas as limitações a que o seu trabalho estará sujeito, tem, apenas, sete meses... Muito pouco tempo... Os votos os de felicidades; a dica: que atente bem nos nomes a convocar, pois deverá acautelar i virus da "gripe craquice" que graça por todo o lado. Há muita juventude (imatura mas já com calo na competição) para onde Manuel José deverá olhar... atentamente.
CLIQUE NESTE SITE DA IOL E LEIA MAIS

domingo, maio 10, 2009

TETRA-PORTO

Bruno Alves com um golo aos 47 minutos
dá o «Tetra» ao FC Porto
a passe de cabeça de Lisandro Lopes
.


O XXIV título do historial e o XIV nas últimas 20 temporadas - também o "tri" para o treinador Jesualdo Ferreira - foi consumado aos 48 minutos pelo "capitão" portista, após assistência perfeita de Lisandro e na sequência de um canto de Raul Meireles. O quinto golo do central no campeonato fez estoirar a festa no Estádio do Dragão - e na cidade -, permitindo ainda ao FC Porto somar o 21. jogo consecutivo sem perder e a oitava vitória consecutiva. Perante 50.309 espectadores, o FC Porto passou a somar 66 pontos, mais seis do que o Sporting, já detentor do segundo lugar e hoje matematicamente impossibilitado de chegar ao título, face à desvantagem no confronto directo. Já o Nacional, com o resultado de hoje, fica mais longe do terceiro posto, ocupado pelo Benfica: tem agora quatro pontos de desvantagem. O tetracampeonato, o segundo da história "azul-e-branca" (94/99) e o terceiro em Portugal (Sporting 50/54), começou com o treinador holandês Co Adriaanse e foi hoje fechado por Jesualdo, o primeiro técnico português a somar três títulos de forma consecutiva. O Nacional, bem orientado por Manuel Machado, ainda procurou, sobretudo no primeiro tempo, estragar a festa justificada e merecida dos portistas, mas, na segunda parte, a equipa liderada por Jesualdo Ferreira não permitiu qualquer oportunidade à formação insular, que acabou, no entanto, por entregar a custo o título ao Dragão. A festa continuará agora, na visita à Trofa e, depois, na recepção ao Sporting de Braga, no último jogo da temporada. Ainda sem Hulk no "onze", Jesualdo Ferreira manteve a estratégia habitual em "4-3-3", com Helton na baliza, uma defesa com Fucile, Bruno Alves, Rolando e Cissokho, deixando Fernando, Raul Meireles e Tomás Costa no meio-campo, no apoio a Mariano Gonzalez, Cristian Rodriguez e Lisandro Lopez. O Nacional apresentou-se em "4-4-2", com Mateus e Nené na frente e à frente dos médios Cléber, Luís Alberto, Leandro Salino e Ruben Micael. Bracalli surgiu na baliza, atrás de Patacas, Maicon, Felipe Lopes e Alonso. Com uma boa oportunidade logo aos quatro minutos, através de Lisandro, o FC Porto partiu para uma boa exibição, embora Nené, aos seis, e Luís Alberto, aos 11, tenham ameaçado o ascendente portista. Aos 12 minutos, Lisandro voltou a surgir na área em boa posição, valendo então Maicon, e, aos 16, Bruno Alves atirou por cima, na marcação de um livre. Pouco depois, Nené, melhor marcador do campeonato, com 19 golos, obrigou Helton a defesa apertada e, aos 28 minutos, o FC Porto queixou-se, com razão, de uma grande penalidade cometida por Alonso, por mão na bola. Com o decorrer da partida, o Nacional remeteu-se à defesa, com o FC Porto a tentar, sem eficácia, todas as formas para chegar ao golo. Empatado ao intervalo, Jesualdo Ferreira chamou Ernesto Farias, tirou Tomás Costa e festejou logo de seguida: aos 48 minutos, Raul Meireles marcou um canto da direita, Lisandro Lopez, ao segundo poste, assistiu Bruno Alves e este, livre de marcação, cabeceou sem hipóteses para Bracalli. Feito o primeiro golo e cada vez mais próximo do "tetra", o FC Porto diminuiu então na dose de investidas atacantes, aproveitando o Nacional para "mexer" no jogo, com as entradas de João Aurélio e Fabiano, em detrimento de Ruben Micael e Luís Alberto. Ainda assim, Raul Meireles tentou o segundo, aos 63 minutos, num remate de fora da área, tal como Ernesto Farias, aos 83, e numa altura que o Nacional parecia já ter entregue o jogo ao campeão português - Fonte: RTP


sábado, maio 09, 2009

FIFA


Blatter acusa AMA de ser "organização policial"

Fonte: O JOGO ONLINE


O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, criticou a Agência Mundial Antidopagem, considerando o organismo como "uma organização policial", noticia hoje o diário alemão Frankfurter Allgemeinen Zeitung.
"Sob a direcção do seu primeiro presidente Richard Pound, a AMA tornou-se uma organização policial e isso não é bom. Não é muito bom que na criação da AMA uma parte dos seus fundadores venha do mundo do desporto e a outra metade da política. O desporto tem de fazer o seu trabalho sozinho", declarou Blatter.

O presidente da FIFA repetiu igualmente os seus ataques contra a política de localização da AMA, que entrou em vigor a 01 de Janeiro de 2009, segundo a qual cada federação desportiva deve estabelecer um grupo alvo de desportistas que são obrigados a fornecer uma hora por dia e o endereço preciso de onde se encontram para efectuar um possível controlo antidopagem.

Para os meus visitantes interessados em conhecer pormenores sobre este assunto, deixo aqui uma hiperligação para o blogue do Carlos Fernandes, onde se insere o texto dfa A.M.A. - clique na imagem...


Coisas


CARTAZ QUE CUMPRE REGRAS
DO NOVO ACORDO ORTIGRÁFICO


sexta-feira, maio 08, 2009

ENTÃO ERA MENTIRA?



Militares portugueses confirmam
acordo com Unita
antes da independência de Angola

Nota: - Este artigo não só confirma quanto se sabia na época mas que, sempre foi negada a razão ao MPLA, assim como se atacou o único movimento que defendeu os interesses do povo angolano. Mas havia alguma dúvida de que a Unita foi criada com o apoio do Governo Português? Marcelo Caetano, no seu livro até deu a entender isso mesmo. Ou as cores escolhidas são uma coincidência? verde, vermelho e amarelo? O galo (Barcelos) também é? E no Huambo, quando a Unita com a conivência do Governo português -, meteu num Dakota da DTA (TAAG) os cérebros do MPLA, Albano Machado, Joaquim Kapango, Comandante Carlos e os levou para o Kuito onde foram assassinados com requintes de malvadez? E, ainda, a integração dos FLECHAS do tempo colonial, no Leste, nas fileiras da Unita? Mas, tudo isso era sabido e só os colonos portugueses que acreditaram na neocolonização, e numa divisão de Angola, é que era seguidores do famigerado Savimbi. Bem... a verdadeira história ainda não está escrita. E, porque seria que Portugal foi o último país a reconhecer ANGOLA INDEPENDENTE?

Que pena... não terem alinhado ao lado do povo angolano. Hoje estariam com privilégios numa ANGOLA LIVRE E EXEMPLAR EM ÁFRICA! - Carlos Pereira

Fonte: RTP - Televisão Portuguesa

O MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) sempre o disse, mas os seus opositores diziam tratar-se de propaganda. Agora, oficiais portugueses confirmam: a Unita, principal partido angolano da oposição, tinha um acordo de tréguas com o exército colonial, antes da independência do país, em 1975.


O general Bettencourt Rodrigues, comandante da Zona Leste de Angola de 1970 a 1973, confirmou à Rádio Televisão Portuguesa (RTP) que ele próprio assinou um acordo de tréguas entre a Unita e o exército colonial português, em 1972.

Nos termos desse acordo, as tropas portuguesas comprometeram-se a não atacar a Unita numa área à volta da cidade do Luso (hoje Luena), no leste de Angola, enquanto a referida organização recebeu a missão de atacar os guerrilheiros do MPLA, que tentavam estender a luta de libertação do leste para o sul do país.

As declarações do general português constam do 17.º episódio da série televisiva 'Guerra Colonial', da RTP, produzida pelo realizador Joaquim Furtado, transmitido esta quarta-feira.

O jornal 'O Público', que fez uma pré-publicação das mesmas, acrescenta que o acordo de tréguas foi assinado, pela parte da Unita, por Clemente Jambo e Sabino Sandale. Este último, assim como ex-chefe do estado-maior da Unita, Samuel Chiwale, negam.

Todos os pormenores do acordo – que foi revelado em primeira mão pela revista Afrique-Asie, logo depois do 25 de Abril de 1975 – foram contados com detalhes, no episódio daquela série televisiva, por outros oficiais portugueses envolvidos, como o general Fernando Passos Ramos, o general Costa Santos, o ex-alferes miliciano Benjamim Fernando Almeida e o antigo capitão médico Rolão de Carvalho.

O episódio inclui ainda o depoimento do general Costa Gomes, que era o chefe das tropas portuguesas em Angola naquela época e que chegou a ser Presidente da República em Portugal depois do 25 de Abril, confirmando tudo. Ele disse que o acordo poderia mesmo ter conduzido à nomeação de Jonas Savimbi, então líder da Unita, como governador da província do Bié.

Esta aliança foi frustrada pelos acontecimentos. Depois do 25 de Abril, que pôs fim ao salazarismo e ao colonialismo português, a independência de Angola foi proclamada em 1975 pelo MPLA, que instituiu um regime de partido único.

A Unita iniciou uma guerra, com o apoio dos Estados Unidos e do regime do apartheid sul-africano. Em 1991, o governo e a Unita assinaram um acordo de paz, que levou à realização de eleições em 1992.

Essas eleições foram ganhas pelo MPLA, que, portanto, continuou no poder. A Unita retomou a guerra, que apenas terminou em 2002, depois da morte em combate de Savimbi nas matas do Moxico.

Em 2008, foram realizadas novas eleições vencidas outra vez pelo MPLA.

quarta-feira, maio 06, 2009

Futebol


Herói do Barcelona, Iniesta
diz que gol diante do Chelsea
foi um sonho


- Clique na imagem e leia os pormenores com o desenvolvimento da GLOBOESPORTES -


Girabola'2009

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Na impossibilidade de poder escrever algo sobre o GIRABOLA'2009, por estar a produzir horas extras profissionais, impedimento que abrange não só o desporto, mas, também todas as outras temáticas de meus blogues, aqui deixo, com o devido pedido de desculpas aos meus habituais visitantes, que mme relevem a falta. Como meio de os poder manter a par da evolução do campeonato, fica aqui o link mais credível sobre a actual classificação da prova.

CLIQUE AQUI


domingo, maio 03, 2009

Desporto

Liga Campeões Africanos
1º de Agosto eliminado pelo Al Hilal

- Fonte: ANGOLA PRESS - ANGOP -

O 1º de Agosto, vice-campeão nacional, foi afastado hoje pelo Al Hilal do Sudão, ao perder por 0-2, em desafio da segunda mão dos oitavos-de-final das eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos de futebol. Na primeira mão, os "militares" venceram em Luanda por 3-1.
A equipa angolana vai disputar a última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, prova em que apenas o Santos FC sobreviveu, em função do afastamento neste domingo do Recreativo do Libolo. Os santistas confirmaram a passagem após triunfo sobre o Union Douala dos Camarões (4-0, 1-1).
Por seu turno, apesar da vitória sobre o ES Setif da Argélia (5-1), o lantel do Kwanza Sul também foi relegado da prova devido ao desaire da primeira partida (0-4).
O Petro de Luanda, campeão nacional, foi o primeiro a ser eliminado das Afrotaças, ao sucumbir diante dos congoleses democráticos do TP Mazembe de Lubumbashi, por 0-3 e 1-2.

Afrotaças
Recreativo do Libolo goleia mas fica pelo caminho

Numa tarde cheia de golos, o Recreativo do Libolo esteve perto de garantir o apuramento para a fase de grupos da Taça da Confederação, ao golear hoje, em Calulo, o ES Setif da Argélia, por 5-1, mas a derrota (0-4) da primeira mão dos oitavos-de-final pesou para o seu afastamento da prova.Até ao intervalo, os libolenses venciam por 2-1, com golos de Reginaldo (5') e Jefferson (43'). Apesar disso, os angolanos poderiam ter ampliado o resultado caso o brasileiro Reginaldo não desperdiçasse o penalte, aos 43 minutos.Na etapa complementar, Hélder, aos 62 minutos, executou com perfeição o segundo penalte favorável para os pupilos de Luís Mariano, abrindo perspectivas para a equipa continuar a acreditar que seria possível avançar na eliminatória.

Depois do 3-1, o Recreativo do Libolo empurrou o adversário para a defesa, tentando anular todas as iniciativas dos argelinos. A resistência dos visitantes foi quebrada por Gazeta, aos 83 minutos, e mais tarde nos "descontos" fez o 5-1, resultado com que terminou o desafio.Com este desfecho, a "odisseia" da equipa sensação do Girabola de 2008, que se estreou nesta temporada nas Afrotaças, foi interrompida e o sonho de chegar à fase de grupos na também conhecida Taça "Nelson Mandela" acabou, pelo que mudará as atenções agora para as competições internas (campeonato e Taça de Angola)

Santos FC esmaga Union de Douala

O treinador do Santos FC, Mário Calado, afirmou hoje, em Luanda, que a sua equipa vai aperfeiçoar os automatismos técnicos e tácticos para estar mais forte na última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
Em declarações à imprensa, no final do jogo da segunda "mão" em que o Santos goleou o Union de Douala por 4-0 depois de 1-1 nos Camarões, Calado disse não restar outra solução que passa por trabalho bastante aturado.
Reconheceu o empenho e dedicação dos jogadores, mas acrescentou que a equipa tem mais responsabilidades nas provas internas e externas.
"Com a continuidade na prova da CAF, estamos cientes das dificuldades que iremos encontrar. Por isso, temos de envidar esforços para ultrapassar as barreiras competitivas", frisou.

Saúde

(Clique na imagem e saiba mais sobre este assunto)
GRIPE SUÍNA MATERIAL EXPLICATIVO
Reproduzido de artigo da OMS de 27/04/09


Que é a gripe suína?
A gripe suína é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A variante H1N1 é a mesma que causa surtos de gripes normais em humanos, mas esta nova versão tem material genético de versões da gripe que geralmente afetam porcos e aves.

Como as pessoas podem se contaminar com o vírus da gripe Suína?
A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotas pequenas de secreção respiratória) lançados na tosse e espirros. Considera-se que seja necessária uma aproximação de até 2 metros de pessoas contaminadas, em período de contágio, que vai até 07 dias após o contato. Não foram identificados quaisquer tipos de contaminação em relação ao consumo de carne suína ou os seus derivados.

Por que OMS esta em estado de alerta?
A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o Ministério da Saúde Mexicano.

Quais que são os sintomas?
Os sintomas da Gripe Suína (H1N1) são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos. Existe alguma vacina disponível como meio de proteção? Ainda não existe uma vacina para a nova variante de gripe, as vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus. Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento.

Existe algum tratamento para gripe suína?
Atualmente estão sendo utilizados antivirais como: adamantanes (amantadine e rematadine), e inibidores da neurominidase da influenza (oseltamivir e zanamivir)para tratamento dos casos já confirmados e em evolução. Não servem como uso preventivo. Situação atual de contaminação no México em 27/04/09: - São cerca de 1.600 pessoas internadas suspeitas de contaminação - São cerca de 400 pessoas confirmadas com a Gripe Suína - São cerca de 100 óbitos por Gripe Suína - Os habitantes da Cidade do México foram orientados a não sair de casa neste final de semana para evitar mais contaminações - Suspeita-se de um risco de pandemia pelo vírus

sábado, maio 02, 2009

Girabola:

Petro de Luanda com nova vitória

O Petro Atlético de Luanda reforçou a liderança do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão (Girabola), ao derrotar ontem, no estádio Municipal de Calulo, a formação do Recreativo do Libolo, por 2-1. O outro jogo da 10ª jornada, entre a Académica do Lobito e o Santos FC, disputado igualmente ontem, terminou empatado sem golos.
Com este resultado, os petrolíferos somaram 28 pontos, na tabela classificativa, ampliando a vantagem sobre o seu principal rival, o 1º de Agosto, agora para nove pontos. Os militares têm menos um jogo. O Recreativo do Libolo mantém-se na quinta posição, com 14 pontos.
Por força do empate de ontem, no Huambo, o Santos ascendeu à sexta posição, com 13 pontos, enquanto a formação orientada por Agostinho Tramagal totalizou quatro, na última posição.