sábado, março 22, 2008

É uma peça especialmente concebida para a Carlsberg Cup
o troféu que está em disputa na final marcada para este sábado,
no Estádio Algarve.O desenho é inspirado em dois motivos centrais.
Um é o copo tradicional da Carlsberg, com uma configuração muito própria.
O outro motivo que inspirou o troféu é o edifício
“Torso Retorcido”
criado na Suécia pelo arquitecto Santiago Calatrava,
autor da Estação do Oriente, Lisboa.
****
Disputou-se pela primeira vez em Portugal a “Taça Carlsberg”, em boa hora pensada e organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), iniciativa que fica a dever-se ao seu actual presidente, Hermínio Loureiro. Uma prova a merecer todo o tipo de críticas, desde que construtivas, e, sobretudo a ser olhada com carinho e maior interesse para o bem do futebol. Sendo este o primeiro ano da prova, um ensaio em acção, é evidente que merece ser analisada sobre os aspectos menos bons que se registaram e que certamente estão devidamente anotados para que a segunda edição da prova surja melhorada.
Bem haja, senhor presidente da Liga pela sua determinação em levar avante esta iniciativa, que pela primeira vez deu aos cerca de 30.000 portugeses – ao vivo no Estádio Algarve e aos muitos mais milhares que ligaram à transmissão directa da RTP1 -, a oportunidade de, em vésperas de Páscoa, ver futebol de primeira. SPORTING e VITÓRIA DE SETÚBAL, foram os protagonistas desta primeira final e souberam valorizar a prova, com uma participação entusiástica e empenhada, como se fosse a melhor final do Mundo.
Parabéns, pois a quantos contribuiram para o êxito desta iniciativa da LPFP, para os organizadores do espectáculo que foi oferecido extra-jogo, no bonito Estádio Algarve, em Almancil, no Parque das Cidades.