domingo, abril 29, 2007

COMO FOI POSSÍVEL!
o NANI falhar
aquela jogada...


BENFICA 1 - 1 SPORTING

A luta pelo título estava encendiada e hoje algo poderia contecer no Estádio da Luz... mas, o que aconteceu... não foi o esperado na Segunda Circular, em Lisboa... mas, sim, o desejado nas Antas... e tudo se esfomou...

O Benfica e o Sporting empataram esta noite na Luz a um golo, resultado que não serve a qualquer das equipas no que toca à questão do título, mas que deixa os leões um pouco mais à vontade tendo em vista o segundo lugar, que garante acesso directo à Liga dos Campeões da próxima época. O Sporting abriu habitualmente, marcando logo aos 2’, por Liedson. Pensava-se que o Benfica já não tinha força anímica para responder. Puro engano. Foi a equipa da Luz, obtido o empate por Miccoli, aos 24’, quem mais tentou o triunfo. Oportunidades não faltaram e, diga-se, para ambos os lados, mas o jogo acabaria mesmo empatado. O FC Porto está assim mais descansado no primeiro posto, com 62 pontos, seguido do Sporting, a três, e do Benfica, a quatro.

A luta pelo título estava em polvorosa. O FC Porto , ontem, no Bessa, ofereceu em “bandeja de prata” oportunidade aos seus rivais directos (Sporting e Benfica) para chegarem ao título, contudo, nem “águias” nem “leões” aceitaram o convite do “dragão”. O jogo foi empolgante com Liedson a marcar, de cabeça, a finalizar uma bonita jogada da equipa de Paulo Bento.
E, ao contrário do que seria normal, o Sporting quebrou e deixou-se envolver pela tenacidade e genica do Benfica, na procura da igualdade que acabou por surgir, 18’ depois do golo de Liedson, num belo remate de Miccoli – ele é exímio a rematar de pé cheio -
no aproveitamento de uma infelicidade de Nani que, ao tentar cabecear a bola para longe, meteu-na nos pés do “meia-foda” italiano, que não desperdiçou. Ricardo nem esperava.
Um ponto para cada lado, e Jesualdo Ferreira, de contente sorriu. O Nacional é o próximo adversário, no Dragão. Acessível. Enquanto isso, o Sporting recebe o Setúbal e o Benfica o Naval. Nada está garantido, ainda que o FC Porto esteja em vantagem.
Carlos Pereira Com O JOGO


Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.





VALE A APENA VER MUITAS VEZES



sábado, abril 28, 2007


Boavista derrota FC Porto
  • Liga está outra vez relançada
O Boavista venceu esta noite o FC Porto, por 2-1, num dérbi intensíssimo disputado no Estádio do Bessa, resultado que relança de novo o campeonato. Estranhamente, os portistas nunca entraram verdadeiramente no jogo, salvo a partir dos 72’ momento em que o guarda-redes luxemburguês do Boavista, Peter Jehle foi expulso, por segundo amarelo, num alegado derrube a Adriano que verdadeiramente não existiu. Um erro capital de Jorge Sousa. O Boavista dominou por completo a primeira parte e na segunda chegou ao 2-0 aos 51’, mas nem aí o FC Porto conseguiu ligar as suas jogadas ofensivas. Só quando os axadrezados se viram reduzidos a dez elementos o FC Porto criou perigo, mas mesmo em vantagem não teve discernimento. O campeonato está outra vez ao rubro, porque o FC Porto tem 62 pontos, o Sporting 58 e o Benfica 57 e amanhã há outro dérbi, na Luz.- [Com O JOGO]



O Santos FC derrotou esta tarde o Atlético do Namibe, por 2-1, na abertura da nona jornada do Girabola’2007, no renova do cenário do Estádio dos Coqueiros, em Luanda (capital de Angola). Se está interessado nos pormenores deste encontro e de muitas outras actividades ocorridas em Angola, faça uma visita ao site da ANGOP, CLICANDO
AQUI
Esta jornada completa-se com os seguintes jogos:

Benfica de Luanda x Desportivo da Huila
Petro de Luanda x 1º de Agosto
(dérby luandense no Estádio da Cidadela, com as equipas separadas por apenas um ponto, na perseguição à liderança, com o Santos a morder os calcanhares de ambos)
Benfica do Lubango x ASA
Petro do Huambo x Interclube
1º de Maio x Juventude do Moxico
Sagrada Esperança x Académica do Soyo

quinta-feira, abril 26, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES - CHELSEA E MENCHESTER VENCERAM PRIMEIRA MÃO DAS MEIAS-FINAIS - O Mancheter, com Ronaldo e Rooney em evidência, venceu por 3-2 o Milan e o Chelsea, com destaque para Ricardo Carvalho e Cole, venceu o Liverpool por 1-0 (golo de Joe Cole). Veja os poprmenores das meias finais e muito mais, no site da UEFA.
AQUI NESTE LINK

quarta-feira, abril 25, 2007

GOLÃO "MADE IN MARADONA"
(Mundial de 1986 - México)
da autoria de MESSI, outro argentino de "artes mágicas"
sob os holofotes espanhois de Barcelona.


CREDITOS : VIDEOS SAPO - PORTRUGAL


segunda-feira, abril 23, 2007



LIGA LUSA - ACTUALIZAÇÃO - Esta noite o FC PORTO venceu o BELENENSES por 3-1, com golos de Adriano, Lucho (penálto) e Bruno Alves. O golo dos azuis foi obtido por Nivaldo --- Por outro lado o SPORTING, na onda de Alvalade, goleou o NAVAL por 4-0, com três golos do brasileiro ALECSANDRO e um de JOÃO MOUTINHO. A corrida para agarrar o caneco... continua a todo o gás...

sábado, abril 21, 2007


LIGA PORTUGUESA

BOAVISTA CADENTE COM ESTRELA
MARÍTIMO CEDE PERANTE BENFICA

E, como quem não quer a coisa, embora afirmado por todo o mundo benfiquista, os lisboetas foram à Ilha da Madeira arrecadar três pontos que poderão, em eventuais derrotas dos concorrentes ao título e somando os pontos em todos os jogos que restam disputar, ser o campeão da Liga. E não seria a primeira vez que isso iria acontecer. Da outra vez foi o Mantorras e desta pode ter sido o Miccoli. O “meia …” marcou dois golos no Barreiros e o terceiro foi na transformação de penálto esteve Katsouranis. Um castigo forçado, em minha opinião, que não merece contestação. E o Benfica nem precisava de favores. Já tinha dois golos de avanço em tempo imprevisto para o Marítimo recuperar.
No outro jogo desta jornada o Estrela da Amadora venceu o Boavista por 2-1, e revelou-se uma equipa com sorte, pois conseguiu sobreviver ao “sufoco” dos últimos 15 minutos. Jaime Pacheco não está conseguindo feitos como aqueles outros que projectaram o clube sob os holofotes da alta-roda europeia.
De registar, o fabuloso golo de Hélder Rosário, com um remate sem hipótese de defesa.
-
Carlos Pereira


Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.





A REVISTA QUE DELICIA OS LEITORES DE
O JOGO
ANTES E DEPOIS DO FUTEBOL
- todos os domingos

Tenho por hábito, dar à estampa os comentários que os visitantes deixam neste blog... excepto quando são elogiosos. Mas quando se trata de cometários, feitos a quente ou poderados, sobre o fenómeno desportivo editado neste meu bliog, eu os reproduzo por respeitar a opinião alheia, ainda qee possa estar em desacordo com um ou outro aspecto. Eis, pois o cometário deixado por...
Pedro Morgado
Levados ao colo pelo sistema
1. Deviam estara a disputar a Segunda Liga. Factores externos colocaram-nos na 1ª Liga;
2. Venceram o Odivelas com um penalti escandaloso por assinalar;
3. Venceram o Bragança com um golo anulado em fora de jogo;
4. Venceram o Braga com um acumular de erros, um penálti inexistente a favor e um penálti contra por assinalar;
Uma questão de carácter.
Cabral Ferreira perdeu em campo mas tudo fez para que o Belenenses vencesse na secretaria;
2. Carlitos pediu a rescisão ao Gil Vicente para ir para o Marítimo e acabou no Belenenses;
3. Jorge Jesus incitou os jogadores do Belenenses a não permitirem que um jogador do Braga fosse assistido (em idêntica situação os jogadores do Braga cederam a bola).
E pronto, a avaliar por tudo o que se passou nos últimos dias (Braga a jogar na segunda, inclusivamente!) estão todos felizes: Sportinguistas, Benfiquistas, Liga, Palhaços, Federação, Ursos, Árbitros, Corruptos, Fiscais de Linha, Comentadores, Governantes e Fascistas. Estão todos contentes.
Viva Portugal! O belenenses é o clube mais favorecido de Portugal.
APITO LISBOETA JÁ!!!
Sex Abr 20, 12:07:00 AM WAT


Nota - O texto acima não foi emendado para respeitar o original.
- Carlos Pereira

quinta-feira, abril 19, 2007


TAÇA DE PORTUGAL MEIAS-FINAIS BEIRA-MAR e BRAGA afastados : Ontem em Alvalade, o Sporting venceu os aveirenses do Beira-Mar por 2-0, com golos do jóvem talento João Moutinho e hoje, à noite, o Belenenses venceu o Sporting de Braga por 2-1, no prolongamento, após empate a uma bola no tempo regulamentar. Os golos foram apontados por Dady (Belenenses)e Maciel (Braga). Zé Pedro, na transformação de um penálto,fixou o resultado final em 2-1,(Freuchaut desviou a trajectória da bola com o braço) fazendo a bola entrar pelo lado contrário ao do para onde se lançou o guarda-redes bracarense. Grande final em perspectiva para a TAÇA DE PORTUGAL: SPORTING vs BELENENSES

domingo, abril 15, 2007


SEM COMENTÁRIOS
Créditos: BNR.BLOGSPOT.COM

sábado, abril 14, 2007


LIGA PORTUGUESA

JUVENTUDE SPORTINGUISTA AFUNDA MARÍTIMO
BELENENSES OFUSCA ESTRELA DA AMADORA
FC PORTO DESFALCADO VENCEU EM COIMBRA


A goleada que o FC Porto impôs ao Setúbal abriu os apetites aos atiradores da Liga Lusa. Ontem, o Sporting, com cabeça, tronco e membros afinados – e, determinados, despachou o Marítimo da Madeira num festival razoável de futebol pleno de energia e juventude, com quatro golos de belo efeito, o primeiro dos quais fica a constituir o golo mais rápido da prova: LIEDSON, aos 10 segundos aproveitou um alongamento dentro de pequena área e obrigou o árbitro a apitar três vezes no primeiro minuto de jogo.
Hoje, O FC Porto venceu a Académica -muito aguerrida e a travar tudo - por 2-1. Jogo complicado jogado com muita garra pelos estudantes e com descernimento e pouco acerto dos portistas na defesa, notando-se a falta de PEPE. Bruno Alves e Adriano marcaram os golos e Lino pelos estudantes, de penálte. Um castigo máximo muito forçado pelo árbitro... como se pode constatar pelas imagens da TV. També, hoje, Belenenses confirmou sem contestação estar em boa forma e a praticar futebol de bom gabarito, capaz de ainda vir a causar dissabores a alguns. Na rota da UEFA e da TAÇA de PORTUGAL, é uma questão de esperarmos oito dias para se aquilatar melhor sobre o rumo deste endiabrado campeonato que só vai deixar saber quem o vencerá, na última jornada, precisamente com o resultado do jogo entre o Sporting e o Belenenses... – palpites.
Carlos Pereira

Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.






sexta-feira, abril 13, 2007

MANTORRAS
tem cada qual

Pedro Mantorras não está satisfeito com a utilização que tem tido na equipa principal do Benfica. Após o encontro de ontem, o avançado angolano decidiu contestar as opções de Fernando Santos, pedindo mais tempo de jogo ao treinador. “Eu tive uma lesão muito grave, estive parado durante quase três anos, mas agora dizem que eu não aguento 90 minutos? Não concordo com isso, porque treino duas horas e meia. É difícil fazer os 90 minutos porque preciso de ritmo de jogo, só isso”, começou por afirmar o avançado. Mantorras garantiu que “ainda não” conversou com o treinador sobre o assunto, mas que, de qualquer forma, espera “poder jogar como os outros avançados do Benfica”. E prosseguiu: “Não sinto dores, não tenho limitações, treino da mesma forma que todos os outros jogadores e espero apenas jogar mais tempo. Não sou coxo, estou recuperado e só espero que me dêem mais oportunidades. Faço tudo, faço duas horas de treino – porque não jogo?” Sobre o encontro, o angolano frisou que “há que dar mérito ao Espanhol, que se bateu muito bem e conseguiu o que queria”.
Sou angolano e como tal... tenho acompanhado a carreira do "menino do Sambila*" em Portugal. As coisas boas e as coisas más. Um cem número de acontecimentos que fizeram do "menino do Sambila" o "menino da Luz". Mesmo considerando quando o seu nome esteve indicado para ser dispensado. Lesões, bocas e mais bocas, deslizes com acintes de ignorância (vale "para çempre") e condução com a "mukanda de Angola". Ele é o paradigma do genuíno angolano. Pelos gestos, pelo andar, pelas expressões, pelas bocas (ai, ai sai cada uma...) e, pela forma exagerada de se exibir para atraír atenções. Ele adora ser olhado e excita os adeptos. E os adeptos dão-lhe boa achega; pois não hão-de dar se tem sido ele que na "hora H" safa o seu querido Benfica? Vitórias, campeonato e o que de mais se deseja e espera dele.
Esta última de não querer ser coxo... é de sambilão. Fernando Santos não gostou, mas estou convencido de que vai passar a dar mais tempo ao "menino da Luz"... tal como - ontem já deu ouvidos aos outros -, e deu 90 minutos ao Rui Costa. Eu, penso que o meu conterrâneo não está amadurecido suficientemente para ser titular numa equipa do Benfica, mas como "arma secreta" talvez interesse e não pouco. E, se houver o cuidado de se corrigir os defeitos e de esimular a "alma goleadora inata"... então, sim, o Mantorras terá reunido todas as qualidades para ser titular num emblema que luta todas as temporadas pelo título luso e pela qualificação nas provas internacionais de clubes.
*)- SAMBILA - denominação popular do Bairro do Sambizanga, em Luanda, onde Mantorras nasceu (e não no Huambo, como se afirma)e onde começou a jogar futebol no Progresso e, onde foi internacional sob orientalção de Diniz, o "Brinca na Areia" que passou pelo Sporting de Portugal.
Carlos Pereira

quinta-feira, abril 12, 2007


BENFICA NÃO CONSEGUIU
CONTINUAR NA CORRIDA

Foto UEFA @Getty Images


O Benfica não conseguiu concretizar quanto todos nós desejávamos, juntamente com todos os adeptos benfiquistas e desportistas portugueses: VENCER OS ESPANHOIS no Estádio da Luz, em Lisboa. As oportunidades foram as suficientes para chegarem ao fim a festejar a qualificação, no entanto, a sorte por um lado e a ineficácia ou "lazarice" de um ou outro jogador - náo vou citar nomes - sentenciaram a equipa lusa a arrumar as botas na UEFA.
Como não tive oportunidade de ver o jogo todo, mas, apenas, ver algumas passagens pela TV que são insuficientes para poder comentar o jogo mas, permitiram-me analisar um ou outro aspecto, dos quais já os citei aqui, nada mais correcto e sério do que vos sugerir o comentário inserido no sítio da
UEFA - aqui


quarta-feira, abril 11, 2007

DESILUSÃO
Hoje não sou eu quem escreve este post. É o meu ego... sentido com a incompreensão, a maldade, o egoísmo e sei, também, o egoísmo. Meu fim-de-semana foi dos piores. Estou desiludido comigo mesmo. Meu feitio em que defende a sinceridade, a verdade - doa a quem doer - e minha forma de lidar com familiares, amigos, colegas e conhecidos não foi entendida devidamente. Estou triste. Não tenho mente para abordar qualquer tema de actualidade. Minha actualidade HOJE É UMA MERDA!
Desculpem.. hoje não escrevo mais. Estou desiludido com o Mundo!

sábado, abril 07, 2007


LIGA PORTUGUESA

SPORTING (Nani) VENCE BRAGA
BELENENSES NA ROTA DA UEFA
BENFICA JOGA EM AVEIRO

Entre amêndoas e aromas de Vinho do Porto, a jornada deste fim de semana não registou resultados inesperados, embora a goleada conseguida pelo FC Porto frente ao Vitória de Setúbal possa constituir, isso sim, um desfecho inesperado por ser demasiado expressivo nesta competição lusa. No anterior post o assunto está referido.
Na corrida ao “caneco” estão ainda SPORTING E BENFICA. Os “leões” lisboetas tiveram uma difícil deslocação a Braga, onde se objectiva a UEFA numa altura em que tudo tem corrido bem para a equipa, esperando-se, de todo o modo, excelente réplica bracarense aos rugidos leoninos.
E, se ao Braga não foi possível vencer, ao Sporting a vitória tangencial com um golo de Nani, foi possível somar três pontos que, neste momento, o cola ao Benfica na segunda posição da tabela da classificação-geral.
O BENFICA, alimenta a esperança de arrecadar os pontos de uma vitória no jogo que irá realizar na segunda-feira em Aveiro, frente ao Beira-Mar, único resultado que interessa para consolidar a vice-liderança do campeonato.
O meu BELENENSES continua em grande e lá está na rota da UEFA em perseguição ao Braga, notabilizando-se pela excelente carreira nesta segunda-volta da prova, onde se constata uma personalidade excelente nos padrões de um futebol moderno. Dady foi o autor do único golo do jogo desta noite, em Leiria, frente ao União local.

Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.




Foto FCPorto
PEPE LESIONOU-SE
  • Boletim clínico divulgado no site do FC Porto
PEPE realizou este sábado exames clínicos que permitiram constatar que o defesa sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho direito, no decorrer nos últimos minutos do desafio de ontem, frente ao V. Setúbal.
Durante este sábado, os atletas lesionados da equipa de Jesualdo Ferreira compareceram no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para prosseguir com o tratamento às respectivas lesões. Ibson e Lisandro Lopez também estiveram no Olival, onde desenvolveram treino condicionado.

sexta-feira, abril 06, 2007

EM SEMANA DE PÁSCOA
FUTEBOL COMEÇOU HOJE
COM O FC PORTO - SETÚBAL
  • ANDERSON regressou e marcou
Com um fim-de-semana repleto de doçarias, ovos e ovinhos, e prolongamentos que afastam gente dos grandes meios urbanísticos, o futebol luso antecipou os jogos para vagar o domingo de Páscoa a que os envolvidos em tal fenómeno desportivo, possam, também, chupar a amendoazinha da praxe e deliciar-se com um belo grogue.
Eu, que apenas tenho de escrever sobre futebol – o tempo em que fingia jogar a bola já lá vai… -, também vou ter direito a tomar o meu grogue – que se lixe a tensão arterial -, e a comer uma das boas caldeiradas de cabrito de que tenho tantas saudades. Caldeira feita pela minha “patroa” – ela é mestra em caldeiradas – vai ser um matar saudades dos belos tempos em Luanda, em que a tradição da Páscoa era mesmo uma boa caldeirada cabrito.
Entretanto, a faina jornalística, já começou hoje. No estádio do Dragão, a jornada da Liga Lusa principiou com o jogo em que o líder do campeonato, FC Porto, recebeu um Vitória de Setúbal recuperado de uma crise financeira que ameaçava um desfecho inaceitável. Carlos Costa, assumiu responsabilidade e moralizou os atletas e sócios sadinos. E, foram para o Norte na esperança de conseguirem pontos que lhes permitisse fugir do buraco da despromoção. E, nos primeiros quinze minutos de jogo, muito nervosos, não souberam tirar partido do desacerto dos donos da casa, e permitiram uma sequência de golos assustadora: três golos em 45 minutos. A goleada estava à vista, mas os sadinos não cruzaram os braços, só que, no regresso para a etapa complementar, os dragões afinaram um pouco mais e perante um Setúbal mais equilibrado, apenas marcaram dois golos e ainda sofreram um. Resultado final: 5-1. Pesado para os tempos actuais. Um jogo que ficou marcado pelo regresso do jovem brasileiro ANDERSON, após prolongado afastamento por lesão grave. E voltou certinho e até marcou um dos tentos da partida. Destaque, também, para ADRIANO que marcou dois golos e QUARESMA, genial nos cruzamentos em trivela e nos cantos que deram golos.
Amanhã, sábado, há méis futebol… Estaremos aqui para informar.
BOM FIM-DE-SEMANA E PÁSCOA FELIZ, são os meus votos sinceros.

quinta-feira, abril 05, 2007

BENFICA À BENFICA
em noite de gala em Barcelona
no FUTEBOL DA ALTA RODA
Foto UEFA-Getty Images
Com 45 minutos de sofrimento, vendo o adversário a somar golos (Tamudo 1-0, Rieira 2-0 e Pandiani 3-0) atrás de golos, o Benfica não se encontrava e estava subjugado à derrota que rondava o escândalo internacional, de uma goleada que ia ficar nos livros da história do clube lisboeta, depois de Fernando Santos ter afirmado que o Benfica ia ganhar a "Taça UEFA". Poucos acreditavam mas a reviravolta, frente ao Espanyol , aconteceu com a maior das naturalidades, com os espanhois a ficarem tontos com tamanho sufoco. E assim, Nuno Gomes e Simão (em escassos dois minutos) com Miccoli de permeio a imprimir dinamismo ao ataque, reduziram para 3-2, deixando tudo em aberto para o jogo da segunda-mão, a realizar para a semana, no Estádio da Luz (Lisboa). E, diga-se em abono da verdade, a turma lusa até podia ter empatado e sair vitoriosa do Olímpico de Montjuic (Barcelona). O estádio da Luz vai esgotar... não restam dúvidas.


Leia os cometários e saiba um pouco de tudo relacionado com a TAÇA UEFA, visitando o site oficial.
AQUI

segunda-feira, abril 02, 2007


S.L. BENFICA, 1 - FC PORTO, 1

  • EMPATE REABRE PORTÃO DO CAVALO AO SPORTING

Com INFORDESPORTO - SAPO -
O Benfica e o FC porto empataram hoje 1-1, em encontro da 23ª jornada da Bwin Liga, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, resultado que mantém a luta do título em aberto e pode permitir a aproximação do Sporting. A formação "azul e branca", que assim mantém a liderança com um ponto de avanço para o Benfica, adiantou-se aos 41 minutos, com um golo do seu defesa central brasileiro Pepe. O Benfica reagiu na segunda metade e acabou por conseguir a merecida igualdade aos 83 minutos, num lance infeliz do argentino Lucho Gonzalez, que introduziu a bola na sua própria baliza.Com esta igualdade, o FC Porto comanda com 53 pontos e o Benfica é segundo com 52, enquanto o Sporting, terceiro, pode aproximar-se dos dois da frente, caso vença segunda-feira o Beira-Mar, no encontro que encerra a ronda.


Opinião - Não tive possibilidade de acompanhar em pormenor o desenrolar do jogo. Outras tarefas na redacção me impediram dessa possibilidade. Olhei, de quando em vez, para o plasma e de cada vez, me convencia mais de que o Benfica só não ganharia a partida se o Helton o não consentisse, dada a sua presença atenta para manter a inviolabilidade das suas balizas. Mesmo depois do excelente golo do Pepe, não acreditei na vitória dos portistas. E não acreditei, pelo pouco do que me apercebi: o meio campo dos portistas estava amorfo; o ataque ineficaz - com um Quaresma apático (ou mal humurado -; os laterais a serem "papados" na corrida pelos alas do Benfica; a determinação em vencer, apenas estava do lado do Benfica; cuidados defensivos por demais acentuados na retranca do empate. E claro, o segundo tempo foi de futebol que não é o futebol do clube da Invicta. Eu (não gosto da primeira pessoa do singular, mas neste caso é a assinatura de uma afirmação responsável) quando o campeonato começou, aqui, manifestei a minha opinião sobre Jesualdo Ferreira, citando que "não é treinador para um clube da alta roda europeia" e muito menos para o FC Porto. E, hoje, repito: Não é. Quase a terminar o campeonato, ainda anda à procura de equipa? Depois de ter uma vantagem folgada sobre os perseguidores do título, permitiu uma aproximação perigosa - com destaque para a recuperação espectacular do Benfica e só isso porque o Sporting, quebrou também. Francamente, o FC PORTO que eu vi está retalhado e sem a "garra" que lhe sempre lhe foi peculiar. Parecia um clube de outra galáxia, a defender e a despachar a bola pelo ar, sem fio de jogo que permitisse segurar e delinear contra-ataques. Os alas nem se viram. E, no fim, Jesualdo Ferreira ainda disse:

"Na primeira parte fomos superiores e conseguimos surpreender o Benfica, mas na segunda fomos nós os surpreendidos. O nosso grande problema no segundo período residiu no meio-campo, com a inferioridade física de dois jogadores fundamentais, o Paulo Assunção e o Raul Meireles. Não segurámos o miolo do terreno e o Benfica aproveitou", disse. "Mostrámos que estamos bem vivos. Toda a imprensa colocava o Benfica no primeiro lugar hoje, mas sabíamos o que vínhamos cá fazer e continuamos na frente do campeonato."

Eu gostava de adivinhar porque Jesualdo manteve em campo todo o tempo o Adriano e mesmo o Quaresma (em noite desinspirada e longe do jogo ou cumprindo ordens?) para o Jorginho aparecer? E, essa de fazer entrar o Anderson, a um minuto do fim do tempo de acréscimo dado pelo árbitro é que eu não entendi, mesmo. Sinceramente. Não sei bem por quê, mas lembrei-me do FC Porto do tempo do Octávio Machado. - Carlos Pereira