quarta-feira, maio 31, 2006

ontem

ANGOLA SEM PERNAS
> precisa de acreditar


Riquelme e Mendonça, em Salermo (Itália)
Francesco Pecoraro)

Com o antecedente pouco convicente que os "Barões" angolanos nos ofereceram na CAN, e, o pouco espaço de preparação (além das condições) não ter sido, talvez, a mais conveniente, adicionando-se, por via do déficit produtivo do plantel, os afastamentos de jogadores importantes, como, por exenplo os de Asha e Gilberto, as negas da FIFA sobre Pedro Emanuel e Chainho, tudo adicionado e equacionado com os níveis produtivos da equipa (e mesmo individual) no jogo treino realizado em Salermo (Itália) frente ao potência futebolística argentina, há que, em meu entender, reconhecer alguns aspectos como sendo aqueles que predominaram e mantenho na retina:

NEGATIVOS:


  • TOTAL FALTA DE ENTROSAMENTO DOS SECTORES
  • DIFICIENTE PREPARAÇÃO FÍSICA; LENTIDÃO SEM INICIATIVAS
  • IMPRECISÃO DE PASSES
  • CONTRA-ATAQUE NULO
  • EXECUÇÃO TECNICA INDIVIDUAL BAIXA


  • POSITIVOS:

  • A BOA FORMA DE JOÃO RICARDO
  • A ENTREGA DE MATEUS, MENDONÇA, FIGUEIREDO, ANDRÉ E MARCO ABREU (destrinças à qualidade associada do futebol praticado e desempenho no terreno)


  • O tempo iniicial, em que sofremos 2 golos (Rodriguez, 28' e Sorin, 36') teve momentos que deixaram prever algo de positivo na concretização e criar esperanças para surpresas dada a excelente exibição de João Ricardo. mas o alas (Mateus e Edson) adiantados em relação a Akwá não resultou no ultimo terço do terreno, até porque começo a ter a impressão que Akwá já não consegue responder ao que dele se espera. A idade pesa? Talvez. Na defesa (já nos referimos ao guarda-redes) muita debilidade, fraco discernimento, resistindo bastante mas com falhas. Na tempo complementar tudo piorou... neste sistema de Oliveira Gonçalves, 4x3x1x2, sem imaginação, sem iniciativa, e sem pernas... há que esperar nas correcções que certamente OG irá fazer nos próximos testes com a Tunísia e os Estados Unidos. - Carlos Pereira
    ANGOLA na élite do futebol mundial

    O Campeonato Mundial de Fuitebol, na Alemanha 2006, é a primeira oportunidade que Angola tem de demonstrar o potencial do país para o resto do mundo. A nação angolana está passando por uma fase de reconstrução, apenas quatro anos depois do final de uma longa e sofrida instabilidade provocada por uma guerra sem quartel, movida pela UNITA, que tornou o futebol estático em grande parte do espaço geográfico angolano.
    O secretário geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Pereira da Silva, explica no site oficial da FIFA: Depois de 30 anos de guerra, estamos contentes em apresentar ao mundo uma nova imagem de Angola. Estamos reconstruindo nosso país e pretendemos ocupar um lugar entre a elite mundial. Esperamos demonstrar que Angola é um país do futuro. Desta vez estamos aqui, sobretudo, para adquirirmos experiência, mas também acreditamos que podemos mostrar ao mundo um futebol de alta qualidade.




    CURIOSIDADES
    AKWÁ é o jogador com mais internacionalizações (77) e com maior número de golos (35) marcados, seguido de FLÁVIO com 45 internacionalizações e 13 golos; MARCOS AIROSA, RUI MARQUES e TITI BUENGO, os menos internacionais com apenas uma cada e o guard-redes MÁRIO ainda não teve nenhuma; TITI BUENGO é o mais alto do plantel: 1,89 metros; LAMA e MILOY são os mais pesados: 93 quilos e 84, respectivamente. - cp. |

    domingo, maio 28, 2006

    campeões

    C.D. OLIVAIS E MOSCAVIDE
    sagrou-se hoje
    CAMPEÃO NACIONAL DA II DIVISÃO




    Terminou hoje no Estádio Municipal na Marinha Grande, a época da II Divisão Nacional, cumprida aos soluços num campeonato anacrónico, que culminou, na hora das alterações introduzidas pela Federação, com uma segunda fase para apuramento à Liga de Honra de, apenas, dois clubes (Trofense e Olivais e Moscavide, do Norte e Centro) - entre os 58 clubes que concorreram. Neste domingo, em tarde quente mas cheia de cânticos e alegria, Trofa e Olivais defrontaram-se para atribuição do título nacional da II Divisão.

    Jogo emotivo, com a turma do Olivais a demonstrar desde o início a intenção de arrecadar a taça e com o Trofense, manhoso, a tentar desgastar o adversário. No tempo inicial, registava-se um nulo - déficit do Olivais graças a duas excelentes defesas do guardião nortenho Vítor -, mas no tempo complementar com dois golos dos lisboetas - um deles, talvez, obtido em fóra de jogo -, consomava-se uma vitória merecida que só não ficou por aí, porque, no tempo de acréscimo (90´+1'), os de Trofa lograram um pénalti e fizeram o resultado final: vitória do OLIVAIS E MOSCAVIDE por 2x1. PARABÉNS RUI DIAS E COMPANHEIROS! PARABÉNS DANIEL RAMOS E COMPANHEIROS! PARABÉNS DIRIGENTES DO OLIVAIS que souberam impulsionar o clube nas derradeiras jornadas do campeonato para este maravilhoso cometimento da subida à LIGA DE HONRA.

    sábado, maio 27, 2006

    treinos

    PORTUGAL VENCE CABO VERDE
    em jogo-treino


    O goleador português realizou mais uma boa partida e hoje marcou três dos quatro golos da vitória de Portugal sobre Cabo Verde (4-1), que surpreendeu a Selecção Nacional pela positiva principalmente na primeira parte.

    fintas

    SHEILA FINTA RONALDINHO




    O melhor do Mundo em fintas etc etc etc... foi fintado por SHEILA SOARES, de 29 anos, no decorrer do treino de ontem à tarde da selecção brasileira, em Weggis, na Suiça.
    Sheila, que tem RONALDINHO por seu ídolo, foi presenteada por um patrocinador com um ingresso para o treino da selecção canarinha e não esteve com meias medidas. Uma foto ao lado do seu ídolo... seria o máximo. Daía invandir o campo e apanhar o Ronaldinho num colchão a exercitar-se... foi um ápice. Toma lá e dá cá uma beijoca meu querido... Hummmmm! Que bom!
    Só que Sheila logo foi recambiada por quatro marmanjões da polícia Suiça que a levaram até à esquadra... Depois disso, nada sabemos, mas claro, uma boazona destas de certeza que não dormiu na cela...

    sexta-feira, maio 26, 2006

    arte



    quinta-feira, maio 25, 2006

    insólito

    MODELO TATYANA ENGANOU-SE
    na porta do banheiro
    e caiu na auto-estrada


    Não resisto à tentação de divulgar esta notícia que acabei de receber por e-mail. Insólito e muito instrutivo. Pelo menos ficamos a saber que nos Estados Unidos os autocarros têm banheiro... com duas portas... Perigo iminente... Ora leia a notícia desta ocorrência.

    A modelo Tatyana Simanava escapou da morte por muito pouco na última quinta-feira. Ela viajava num ônibus fretado para fazer um trabalho quando caiu do veículo.Tatyana, natural da Bielorússia, se levantou para ir ao banheiro e errou a porta, caindo direto numa auto-estrada do Brooklyn, em Nova York, informou o site Female First.A modelo sofreu ferimentos no braço direito e na mandíbula, mas não chegou a fraturar nada. Indignada, ela disse que mudanças devem ser feitas no ônibus."Não fiquei brava, mas isso não pode acontecer de novo. Tenho certeza que as portas de saída deveriam estar trancadas e com avisos", disse ela.Tatyana conta que perguntou onde era o banheiro e foi informada de que havia uma porta descendo as escadas. Ela abriu a primeira que viu e diz não se lembrar de mais nada a partir daí."Meus amigos disseram que o motorista me viu cair. Todos dizem que eu tenho muita sorte de estar viva". Redação Terra

    actual

    BREVES DO MUNDIAL DE FUTEBOL
    Carlos Pereira com Placard |

    ROBERTO CARLOS confirmou ontem que foi contactado pelo campeão inglês Chelsea para assinar um contrato de três anos a partir da próxima temporada. O jogador, de 33 anos, que tem mais um ano de contrato com o Real Madrid, afirmou, ontem: "O problema não é financeiro, o problema é a duração do contrato e a minha motivação para jogar. Quero fazer uma boa Copa do Mundo e três ou quatro semanas mais tarde espero decidir se continuo no Real Madrid ou se vou para o Chelsea", disse o lateral, segundo informou a Agência Reuters.

    ANGOLA alterou o local do amigável com a Turquia, para Sittard, na Holanda, dia 2 de Junho, informou a Federação Angola de Futebol (FAF) em comunicado enviado a impresna, nesta quinta-feira. Nesta quinta-feira, os Palancas Negras defrontaram um misto de Celle, local onde os angolanos estão concentrados, nos arredores de Hannover. Angola jogará, ainda, com a Argentina em Salerno, Itália, na próxima terça-feira, e os Estados Unidos em Norderstedt, perto de Hamburgo, no dia 5 de Junho.


    MOHAMMAD ALIABADI presidente da Federação Iraniana de Futebol (FIF), anunciou nesta quinta-feira que o hino da seleção foi alterado de forma a não ferir a minoria étnica azeri, que corresponde a 20% da população de 71,5 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2001. A reclamação dos azeris surgiu por causa do lema "As estrelas persas". "Tendo em conta que cada um dos países participantes no Mundial da Alemanha tenham escolhido um lema para a sua selecção, o Irão anuncia que o seu lema é 'A paz para todos sobre a base da justiça e a espiritualidade'".

    CARLITOS TEVEZ jogador do Corinthians e da Selecção da Argentina, disse que levará CDs de cúmbias para matar o tempo na concentração durante o Mundia da Alemanha. O craque que o Chelsea quer contratar, também levará para sua aventura na Europa um séquito de 14 pessoas, que incluem seus pais, sua filha, Florencia, a namorada e outros familiares, informou a agência Reuters. "Levo muita cúmbia. Os que querem escutar (o grupo de rock argentino) Los Piojos ou (o cantor espanhol) Luis Miguel, que use um discman", disse Tevez ao canal de TV argentino TyC Sports."É preciso levar música alegre", destacou Carlitos, líder do grupo musical Piola Vago, que também tem nos teclados seu irmão Diego. "Vou levar chocolates e alfajores (TOFI) de doce-de-leite", disse...


    DIGNIDADE


    PRÉMIO CAMÕES 2006


    LUANDINO É LUANDINO
    quando rejeita 100 mil euros

    Com Correio da Manhã | O escritor angolano Luandino Vieira, distinguido este ano com o Prémio Camões (ver post anterior) recusou o galardão e os respectivos 100 mil euros, alegando razões pessoais e íntimas.

    Naturalmente que esta decisão de Luandino Vieira só não surpreende quem o não conheça de facto. Eu, que prezo conhecer Luandino desde o tempo em que ele mais o Cardoso e o António Jacinto se reuniam no cantinho do muro da esplanada do Café Monte Carlo, em Luanda e de ser meu vizinho no Prédio da Cristália, entendo a razão desta tomada de posição dele. A qual, se não estou enganado, não tem nada a ver com a luta contra o colonialismo português em prol de uma independência de Angola pro'MPLA, mas sim por outros factos que possam ter ocorrido na trajectória cultural do Luandino em relação a Portugal ou por achar que a outorga tenha surgido por motivos isolados ao mérito das suas obras.

    Sendo esta uma notícia que abalou o mundo cultural luso nesta quinta-feira e porque tem fundo cultural importante que merece ser profusamente divulgado nos seus pormenores, e, também , porque concomitantemente, enforma de pormenores relacionados com este valioso PRÉMIO CAMÕES, convido os meus visitantes a

    e a lerem quanto se publicou na edição de hoje do matutino lisboeta CORREIO DA MANHÃ.

    ANGOLA


    FÁBRICA DE AZEITE EM NAMIBE

    A notícia divulgada hoje pela Angop pode surpreender muita gente, dado o facto de sendo os portugueses um dos maiores empreendores nesta área industrial há longos anos, nunca terem dado valor às caracteristicas excelentes da azeitona do Namibe (antiga Moçâmedes). Centenas de anos a colonizar e não ligaram nenhuma. Andei, dezenas de vezes pelas ruas de Moçêmedes e vi as oliveiras plantada ao longas das estrada deixar seus frutos cair no chão, quantas vezes pisados pelo desinteresse manifesto da população.
    Agora, tudo é diferente na minha terra... e alguém teve a ideia de aproveitar o que de melhor por lá existe.. e não é tudo, pois naquela região há muiuto mais para explorar na agricultura, pescas, minerais, etc etc...
    Aqui fica a notícia da inauguração da fábrica.


    Namibe, 24/05 - Namibe conta, a partir de hoje, com uma fábrica de azeite com uma capacidade de 2 mil litros/h, construída por um grupo de consórcios de iniciativa privada, cujas obras, foram avaliadas em 90 mil dólares americanos. A fábrica denominada "Soazeite,Lda" deu emprego a 50 trabalhadores e segundo o seu sócio gerente, António Figueiredo,a primeira fase do seu arranque vai permitir a transformação de 15 toneladas de azeitonas. Segundo o sócio-gerente,a maior dificuldade é conseguir o stock da matéria prima, porque os produtores possuem actualmente capacidades limitadas de azeitonas que as vezes não chegam para o consumo e outros não possuem recipientes adequados para sua conservação. A inauguração foi feita pelo ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, coordenador do governo para a província do Namibe, na presença de Alvaro Bovaida Neto, governador provincial, governantes e empresários.

    domingo, maio 21, 2006

    Qual MARIA DA FONTE?



    O NACIONALISMO DE 18.159 MULHERES
    construiu um quadro humano
    que destronou os escoceses
    do famoso GUINESS

    O Estádio Nacional (Lisboa) embandeirou

    (não em arco) em plano rectangular, com 18.159 mulheres juntas com panos das côres da bandeira nacional (amarelo, verde e vermelho) numa formação de êxito de quadros humanos, que fizeram entrar para a história dos recordes do GUINESS, abatendo o registado anteriormente pelos escoceses com a participação de 13.254 (homens e mulheres) na elaboração da bandeira num jogo de râguebi.
    Representantes de todo o país participaram nesta iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol... um espectáculo lindo, presenciado por mais de 25.000 pessoas, em apoio à selecção das quinas que vai disputar o Mundial'2006.


    cliques



    O sucessor de Ronald Koeman foi
    apresentado ontem, depois de
    assinar um contrato válido por
    duas épocas. Na primeira conferência
    de Imprensa como líder técnico,
    prometeu muito trabalho e vitórias,
    porque considera o Benfica um dos
    principais clubes do mundo.
    CLIQUE NA IMAGEM E
    LEIA A ENTREVISTA CONCEDIDA
    POR FERNANDO SANTOS AO
    JORNAL O JOGO

    sábado, maio 20, 2006

    cultura

    NOTA DO EDITOR

    Prometi ontem reproduzir os textos de Joaquim Letria [25ªHora] e de Clara Pinto Correia [O fio da navalha], editados pelo jornal 24horas,todavia, fui apanhado na belíssima surpresa da atribuição do maior galardão literário da lusofonia, Prémio Camões 2006, ao meu compatriota e amigo LUANDINO VIEIRA. Um safanão grande senti dentro de mim quando li a notícia no Público. Luandino Vieira o Zé Graça -, tem estória especial em minha existência. Num crescimento pigmentado de amizade, dúvidas, admiração, revolução, regozijo e grande, mas grande mesmo respeito e admiração. Hoje, porém, apenas aqui deixo o que consegui respigar por aí nas ondas hertzianas. As que eu vivi, lado- a-lado, com o Graça, ficam para quando eu tiver um pouco mais de tempo para uma retrospecção que data dos anos 50, memorizada quando conheci o Graça, trabalhador do sector de peças da Solana (representante da Volvo) em Luanda, onde meu pai era o guarda-livros.

    LUANDINO

    VIEIRA

    galardoado com o
    PRÉMIO CAMÕES 2006

    Com Diário digital | A atribuição do Prémio Camões 2006 ao escritor angolano Luandino Vieira foi anunciada hoje, sábado, num hotel de Lisboa.
    Luandino Vieira é o terceiro autor africano galardoado com aquele prémio, depois do moçambicano José Craveirinha (1991) e do angolano Pepetela, em 1997 .
    Trata-se do mais importante galardão literário da lusofonia e foi criado em 1988 pelos governos de Portugal e Brasil para distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído para o enriquecimento cultural e literário em português.
    O júri deste ano foi constituído por Agustina Bessa-Luís (Portugal), Francisco Noa (Moçambique), Ivan Junqueira (Brasil), Paula Morão (Portugal), José Eduardo Agualusa (Angola) e Evanildo Bechara (Brasil).
    Miguel Torga, João Cabral de Melo Neto, José Craveirinha, Maria Velho da Costa, José Saramago, Eduardo Lourenço, Sophia de Mello Breyner Andresen, Pepetela e Rubem Fonseca são alguns dos autores que já receberam o Prémio Camões.

    OPINIÕES:
    O Nobel da Literatura José Saramago afirmou-se «profundamente satisfeito» pela atribuição do Prémio Camões ao escritor angolano José Luandino Vieira, acrescentando que demorou, mas a justiça foi feita.
    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, afirmou hoje estar muito satisfeito pelo facto de um grande escritor de língua portuguesa como Luandino Vieira ter ganho o prémio Camões.
    Vejo esta decisão com muita satisfação, porque Luandino Vieira é um grande escritor de língua portuguesa, disse o chefe da diplomacia portuguesa.




    opções


    Leio o diário lisboeta 24horas todos os dias, por razões que aqui explico, ainda que alguns dos meus colegas entendam que o jornal não tem ponta por onde se lhe pegue.
    Eu sou um profissional com 74 anos de idade e 55 de jornalismo radiofónico, televisivo e imprensa escrita. Não tenho “cartolas nem canudos”. Sou e continuo a ser autodidacta. Por isso reconheço ser o 24horas um jornal que me interessa sobremaneira ler para continuar a aprender algo e a corrigir outros algo’s. Não dispenso a leitura de Ai, ESTA LÍNGUA TRAIÇOEIRA (Prof. Regina Rocha) – onde os de canudo são apanhados em cada asneirola de bradar aos céus… –, PELA SUA SAÚDE (Dr.ª Ana Ferrão), onde já encontrei solução para alguns problemas de amigos como, o da vasectomia (cirurgia que impede, garantidamente, o homem de ter filhos); QUENTES E BOAS (Gracinda de Sousa Botelho) não perdem; QUERIDA TELEVISÃO (Carlos Dias da Silva) pela forma sucinta como nos dá o seu parecer (quase sempre correcto) sobre isto e aquilo da pequena caixa e sobretudo, não consigo um sono reparador se não ler
    Ela, sempre simples e objectiva, traquina nos parágrafos e belíssima na pontuação, dá-me o que eu preciso para sorrir, gargalhar e meditar com os implícitos alertas a que ela nos obriga a ponderar.
    Ele, enciclopédico com um vivência em périplos mundiais, consubstanciados numa cultura de conhecimentos onde o infinito não existe.
    Hoje não, o tempo para este post acabou e o limite de caracteres está já um pouco ultrapassado. Amanhã, sim, penso oferecer-vos os dois textos da edição de hoje sobordinados aos temas NAMORO, da Clara e O CONDOMÍNIO DA VERGONHA, do Letria.
    Caté!


    sexta-feira, maio 19, 2006

    gente

    UM BANHO DE CARINHO

    Amândio Clemente, jornalista do "Jornal de Angola", descreve, hoje, neste diário luandino, no seu estilo peculiar, o que foi o banho de carinho que milhares de populares de Luanda ofereceram aos Palancas Negras na passeata que o governo provincial de Luanda organizou para a despedida aos jogadores e à equipa técnica que hoje embarcam para a cidade de Celle, nos arredores de Hannover, onde a Selecção Nacional vai montar o seu estado maior para disputar o Mundial que a Alemanha acolhe de 9 de Junho a 9 de Julho.
    Clique na foto, leia e certifique-se da força que o futebol tem naquele país atlântico, e a honra que o povo sente na sua condição de angolano que soube esperar pela independência e, sobretudo, suportar 30 anos de guerra traiçoeira, nunca antes imaginada ser possível.Aproveite a janela e leia muitas outras notícias relacionadaas e que ficam ao alcance de um "click"




    factos



    TRIO FAMOSO
    CAMPEÃO PELO BARCELONA

    O BARCELONA , emblema da Catalunha, onde estão inseridos no plantel os brasileiros RONALDINHO, BELLETTI, EDMILDON, SYLVINHO E TIAGO MOTA e pelo luso-brasileiro DECO, além de Campeão Espanhol desta temporada conquistou a LIGA EUROPEIA [ 17,8 milhões de euros arrecadados ] com o carimbo positivo deste lote de jogadores, verdadeiros casos "à parte" do futebol europeu. Aí na imagem estão DECO e RONALDINHO acompanhados por PUYOL, jogador titular na estrutura básica que FRANK RIJKAARD construiu num dos berços dos Jogos Olímpicos (1992) na cidade doitada de personalidade própria, fundada pelo cartaginês Amílcar Barca, que lhe deu o nome de Barcino.




    quinta-feira, maio 18, 2006

    frontal


    FIDEL CASTRO DESAFIA CONSPIRADORES
    Provem que sou rico... e eu demito-me!

    FIDEL CASTRO é alguém neste Mundo que me impressiona e me deixa ter convicções sem receio de estar errado quanto à sua forte personalidade, como defensor de uma Pátria que ele e muitos milhares de cubanos tornaram independente, acabando com o jugo espanhol. Conheci em Angola, centenas de cubanos. Trabalhei com eles. Ouvi um pouco de tudo - mas nada tão mau como oiço hoje ao povo português lamentar-se -, e, nesse tudo, nunca ouvi um cubano dizer mal de Fidel. Ouvi, sim, palavras de respeito e gratidão pelo chefe. Ouvi sobre restrições e limitações várias, geradas pelo boicote norte-americano, contudo nunca faltando bens issenciais. E falei com militares, homens e mulheres, civis, médicos e professores. Eles ajudaram o povo angolano a atingir com êxito a independência desejada e liderada por Agostinho Neto (MPLA). Foi Fidel que teve, em relação à ameaça de invasão do imperialismo (USA-CONGO-AFRICA DO SUL) a coragem de se assumir perante Agostinho Neto (MPLA), como o camarada pronto a ajudar a impedir essa invasão - uma vez que a União Soviética se havia esquivado a dar esse apoio. E foram os comandos cubanos que se instalaram perto de Porto Amboim e Gabela, no Sul e, em Catete, no Norte, que impediram a entrada em Luanda das forças militares sul-africanas (apoiantes da UNITA, de Jonas Savimbi) e as congolêsas (apoiantes da UPA-FNLA, de Holden Roberto), no dia 11 de Novembro de 1975, enquanto Agostinho Neto discursava em Luanda, proclamando a independência de Angola... nós, presentes, ouvíamos os rebentamentos da batalha que se travava às portas de Luanda. Na ocasião, o governo português, ausente na festa da independência p'ro MPLA, estava num avião nos céus de Angola ( ou perto ...) na expectativa da tomada de Luanda pelos invasores... mas, teve de regressar à base para, depois, apoiar a UNITA, na independência fantoche e unilaterar, levada a cabo por Jonas Savimbi, no Huambo.
    Ninguém me contou quanto aqui deixo escrito. Eu vivi estes acontecimentos e ninguém vai me desmentir.
    Evoquei estes dramáticos momentos históricos, para enaltecer a minha admiração e grande estima por FIDEL CASTRO E PELO POVO CUBANO, numa altura em que a Revista "FORBES" - norte-americana, pois claro... -, noticia que o ditador Fidel é possuidor de uma fortuna pessoal avaliada em 900 milhões de dólares... acrescida de mais um certo montante em conta na Suiça. Eu sorri e fiquei a meditar nesta possibilidade e, de imediato, repudiei. Hoje, lendo o diário lisboeta "24 horas", encontrei a verdadeira razão porque eu repudiara a acusação da "Forbes", na qual é divulgada a posição assumida por Fidel, perante o programa "Mesa-Redonda". Desta notícia transcrevo, apenas, quanto está publicado como sendo palavras do comandante Fidel:
    Ando a ouvir estes disparates há quase meio século. Não,ligo muito a isso. Mas se conseguirem provar que tenho uma conta bancária no estrangeiro com um único dólar, então demito-me. Porque é que eu ia querer dinheiro, especialmente agora que estou com quase 80 anos? Porque é que ia querer dinheiro agora se nunca o quis?
    Rematando, digo eu: FIDEL DEU A BUSH, a melhor oportunidade de sempre de se ver livre do ditador quando pede provas da acusação para se demitir. É que Fidel é homem de palavra (ou alguém duvida disso?). A "Forbes" vai às fontes onde recolheu os dados da fortuna de Fidel.., e, chapa-os na cara dele e sob o olhar do povo cubano. Se o fizer, garanto que estou convencido: FIDEL DEMITE-SE MESMO!... - é de gargalhadas. Era mesmo o que faltava aos imperialistas, inserir o nome de Fidel na lista onde os donos dos dólares como Bill Gates, se assumem com verdade. Que guerra nojenta. - Carlos Pereira

    quarta-feira, maio 17, 2006

    europa




    2-1

    BARCELONA VENCE ARSENAL
    E CONQUISTA A LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS

  • Belletti dá título da Liga
    ao Barcelona

  • Carlos Pereira
    com Agência Placar



    O Barcelona conquistou a Liga dos Campeões Europeus pela segunda vez na história e pintou a Europa de azul e vermelho, esta noite. O Brasil e Portugal marcaram presença na festa espanhola, com a exibição de DECO (luso-brasileiro) e, principalmente com o gooooolo de Belletti, que decidiu o jogo, no aproveitamento de um passe excelente do sueco Henrik Larsson, que antes já tinha rubricado outro passe de morte para Eto'o fazer o empate sobre o Arsenal que, vencia por 1-0 com goolo de Henry. O Stade de France, em Paris, esgotou e foi a loiucura doa fan´+aticos espanhois que acompanharam a equipa.
    Note-se que o brasileiro Belletti, foi pentacampeão mundial de 2002, e, agora, foi preterido por Carlos Alberto Parreira, na convocatória para a Copa da Alemanha.

    quem é quem?

    Natural de Luanda - capital de Angola -, naceu a 10 de Janeiro de 1982 (24 anos) tem 1,82 mts de altura, pesa 80 quilos, e joga como titular na equipa do Atléticoi Sport Aviação (ASA), na posição de avançado. Na época futebolística angolana de 2004/05, foi o melhor marcador do GIRABOLA.
    Entre os 26 que estarão na Alemanha, no Mundial de Futebol, mara presença após um impasse gerado por ter sido protagonista de uma jogada infeliz contra Vado, do 1º de Agosto, que obrigou à hospitalização do jogador adversário. Então expulso e castigado houve rumores que não seria conveniente ser convocado para o Mundial. Porém, nos bastidores da bola há sempre jogadas sem cartão vermelho e Oliveira Gonçalves respirou fundo, ao poder contar com ele. É que a presença na Selecção, desde o período da qualificação, não tem sido tão eficaz quanto ao serviço do ASA..., mas sente-se a sua força no ataque angolano...
    ... por isso
    ELE ESTARÁ NA ALEMANHA, ENTRE OS 23 BARÕES DA CORTE ARREGIMENTADA POR OLIVEIRA GONÇALVES PARA O SALÃO NOBRE DO IMPÉRIO GERMÂNICO.
    ÊLE É:

    ARSÉNIO KABUNGULA "LOVE"

    criativo

    A ORIGILAIDADE DO "OLÉ"
    diário argentino

    As turbulências em que um editor vive num jornal, empacotadas dia-a-dia em montões de ideias inviáveis pois há sempre quem trave a concretização do inédito, escondem, muitas vezes, o intravável... Esta primeira página do jornal OLÉ, editado na Argentina - que eu retirei do blog FUTEBOL ACIMA DE TUDO é o testemundo do "Salto da Barreira". Genial, não?

    domingo, maio 14, 2006

    Taça de Portugal

    O EMBLEMA DA DOBRADINHA
    A FORÇA DO DAGRÃO
    PERANTE MAIS DE 30.000


    T: Carlos Pereira

    O obsoleto Estádio Nacional, no Jamor (Lisboa) foi cenários mais uma vez de uma final da TAÇA DE PORTUGAL, numa atitude conservadora da Federação Portuguesa de Futebol, impedindo deste mofo que alguns milhares de adeptos da bola vissem "in loco" o jogo entre O FC Porto e o Vitória de Setúbal. E, isto, num país onde se construiram stádios moderníssimos com as melhores condições conforme ficou provado aquando do Euro'2004. Coisas... que ainda acontecem em pleno Seculo XXI, devido a mentalidades retrógradas.
    Com a presença honrosa do Presidente da República, Cavaco Silva. do Primeiro Ministro, José Sócrates e muitos outros governantes que na tribuna de honra sentaram-se ao lado de Pinto da Costa, presidente do FC Porto e de Gilberto Madaíl, presidente da Federação de Futebol, o espectáculo disputado à luz do Sol, foi emotivo e não traiu as espectativas.

    Dragão de barriga cheia:
    do Porto a Lisboa
    para a conquista
    da dobradinha

    | Com A BOLA | - O Dragão não se satisfez com a festa do título que festejou durante diversos dias no seu ambiente territorial. Queria mais e desceu a Lisboa para conquistar o que lhe faltava para saciar a sede de vitórias.
    Saiba tudo seguindo este link do jornal A BOLA

    angola | desporto


    PRIMEIRO DE AGOSTO
    VENCE INTERCLUBE
    e é mais comandante
  • BENFICA DE LUANDA é terceiro!

  • Carlos Pereira, com Angop

    Com as andanças das equipas do Girabola, pelas competições internacionais oficiais e particulares, o campeonato angolano ainda não acertou o passo quanto a jogos disputados nestas treze jornadas do calendário. Nesta semana foi o Petro de Luanda que foi particpar no Torneio de Moçambique - onde perdeu na final com o Benfica de Lisboa por 3-1 - e, antes disso, o D'Agosto e Interclube originaram o atraso de dois jogos face particpação na Taça de África.
    Nos encontros da 13ª jornada, ressalta a vitória (2-3) do Benfica de Luanda sobre o Progresso, em jogo fóra, subindo para a terceira posição, enquanto o ASA regressou às vitórias. No dérbi Inter - D'Agosto a melhor foi dos militares por 1-0. O Sagrada Esperança, campeão em título, continua sem vencer e desta feita ficou-se pelo nulo com o neófito Bravos do Maqui.O Benfica do Lubango estagnou no quarto lugar derrotado em casa pelo 1º de Maio de Benguela. A distância entre o primeiro e o segundo é de cinco pontos.
    Se quer saber (quase) tudo sobre o GIRABOLA
    CLIQUE AQUI
    e viage pelo futebol mundial.



    ANGOLA

    OS "BARÕES" ANGOLANOS
    QUE ESTARÃO NA ALEMANHA
    - Oliveira Gonçalves elogia Mantorras

    Carlos Pereira
    com Agências e Mais Futebol

    O seleccionador angolano, Oliveira Gonçalves, confirmou a convocatória do internacional Pedro Mantorras e ressalvou, no entanto, a necessidade de disciplinar o grupo para ter um bom ambiente.

    «Nenhum seleccionador deixaria de fora o Mantorras», disse o técnico, acrecentando: «a disciplina é fundamental»destacando a atitude do "menino do Sambila" depois das críticas feitas no regresso da CAN. «Ele teve a atitude correcta ao pedir desculpas aos colegas, porque isso permite criar um bom ambiente no balneário.Vão 23 jogadores, mas não podem jogar todos em todos os jogos», concluiu.

    "BARÕES CONVOCADOS
    PARA INTEGRAR "PALANCAS NEGRAS"

    Guarda-redes: João Ricardo (sem clube), Lamá (Petro Luanda) e Mário (Inter Luanda).
    Defesas: Locó (1º de Agosto), Delgado (Petro Luanda), Marco Airosa (Barreirense, Por), Jamba (ASA), Lebo Lebo (Petro Luanda), Rui Marques (Leeds, Ing), Marco Abreu (Portimonense, Por) e Kali (Barreirense, Por).
    Médios: Mendonça (Varzim, Por), Figueiredo (Varzim, Por), Edson (P. Ferreira, Por), Miloy (Inter Luanda), Zé Kalanga (Petro Luanda) e André Makanga (Kuwait F.C., Kuw).
    Avançados: Akwá (sem clube), Flávio Amado (Al Ahly, Egi), Pedro Mantorras (Benfica, Por), Love Kabungula (ASA), Titi Buengo (Clermont, Fra) e Mateus (Gil Vicente, Por).
    Apenas não divulgamos os nomes dos três jogadores que estarão também convocados como reservistas, os qusi, nós sabemos, estão no plano de Oliveira Gonçalves.


    sábado, maio 13, 2006

    encenação

    MANTORRAS RETRATA-SE
    e PRETENDE CUMPRIR CONTRATO
    com o BENFICA DE LISBOA

    Carlos Pereira [com Angop]


    O internacional angolano MANTORRAS, do Benfica de Lisboa e da Selecção Angolana, que se encontra em Luanda (capital de Angola) há alguns dias em pleno gozo de férias e, certamente, com planos que o poderão reagrupar aos 26 que Oliveira Gonçalves (seleccionador angolano) levará ao Mundial da Alemanha.
    O popular futebolista, recorde-se, havia feito declarações que não cairam bem nos meios angolanos, afirmando que iria abandonar a selecção após o Mundial, por ter sido pouco utilizado no CAN. Em momento oportuno afirmou numa conferência de Imprensa por si promovida, ontem, em Luanda: Tive uma má atitude, por isso peço desculpas ao povo angolano, ao treinador e aos meus colegas da selecção. Independentemente de estar ou não entre os convocados, Oliveira Gonçalves será sempre +ara mim um amigo, como foi sempre nos escalões de formação.
    Esta atitude que, em minha opinião só dignifica o atleta, embora seja uma encenação para sensibilizar Oliveira Gonçalves (OG) e, vamos lá, digo eu, ser chamado à Selecção que jogará na Alemanha, no maior palco do futebol mundial. Tudo bem, até porque ainda que saibamos que Mantorras não está em condições físicas para, de imiediato, ser titular, mas, se ganhar a mesma modéstia e seguir os conselhos de O.G., poderá ser muito útil como "arma secreta" e dar que falar na alta roda do futebol mundial. Uma opinião minha que reforço com a certeza de que ele estará poresente entre os 23+3 que irão à Alemanha, em Junho.
    Na mesma ocasião, o menino do Sambila - como nós angolanos o conhecemos -, também falou sobre o seu clube português, reafirmando que pretende continuar a jogar na formação portuguesa, apesar das propostas que recebeu de outros clubes, todavia, a sua vontade é a de terminar a carreira no Benfica, salientando que a continuidade não depende apenas de si. Apesar de pouco utilizado nas duas últimas temporadas, o atleta disse que pretende cumprir os cinco anos de contrato. "Sinto-me bem no Benfica, é o clube que me apoiou nos momentos difÍceis da minha carreira e espero retribuir", justificou, concluindo com este remate certeiro: "O terceiro lugar para uma equipa como a nossa não serve".Pois claro... que não! Quando os manda-chuvas do clube afirmaram no início da época que iam ser campeões europeus e fazer o dobradinha nacional... pois quantos passassem no estádio da Luz lá morreriam... e afinal foi um desclabro, o quarto ou quinto lugar é que acentaria que nem uma luva....

    sexta-feira, maio 12, 2006

    ... continuando ...


    ... COM o passar do tempo, tive oportunidade de nestas últimas 24 horas me aperceber, aqui e acolá, de opiniões díspares sobre os assuntos do postde ontem, e, para gáudio meu, só encontrei opiniões que reforçam quanto repudiei, sobre as posições de prepotência assumidas por aqules dirigentes do futebol luso.
    Entre estas, respigo algumas passagens - que destaco em itálico -, do "Record" (diário lisboeta)o que JORGE BARBOSA (JB) escreveu no "Ponto Final" da edição de hoje:
    A falta de diálogo prejudica o trabalho da nossa Selecção de Sub-21, numa altura em que temos pela frente o Campeonato da Europa. SCOLARI já escolhgeu os 23 nomes que deseja levar ao Mundial da Alemanha, mas não presta contas a ninguém até segunda-feira. O que é incompreensível. O seleccionador nacioinal já devia ter dito, pelo menos a Agosatingo (seleccionador dos Sub-21) quais os jogadores dos Sub-21 que entram na sua lista para que o trabalhao desta jovem Selecção - com grandes possibilidades de chegar ao título europeu - corresse melhor.
    Aqui se explicita uma situação óbvia que, implícitamente, condena SCOLARI que, mais uma vez, se qualificou colo um mau colaborador do futebol português. Porque, armando-se em chefe de um colega tão competente como ele pois é, também, seleccionador nacional da confiança total de todas das presidências da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) -, com palmarés honroso e invejável há um ror de anos, negando-lhe uma colaboração que se coloca como imprescindível para harmonizar o todo de intreresses do futebol de Portugal, que, também, o próprio presidente da FPF, GILBERTO MADAíL - casado com os interesses de Scolari relativamente ao Mundial da Alemanha -, agiu mal, ao reforçar a "mal educada" atitude do Sargentão. Eis o que JB, escreveu:
    No meio desta falta de diálogo, lamente-se a atitude do presidente da Federação. Diz Madaíl que Agostinho não deve estar incomodado e que não há razões para ele falar sobre a matéria. Há, pois. Assim como há razões para Madaíl promover o diálogo e obrigar os dois treinadores a tomarem decisões, em conjunto, no tempo certo. Para bem do nosso futebol.

    Afinal, não estou só. Obrigado Jorge Barbosa. Carlos Pereira | O JOGO.
    E, a talhe de foice, porque não oferecer aos meus visitantes uma peça valiosa de jornalismo sério - NÃO, SR. SCOLARI -, que ANTÓNIO ESTEVES, jornalista da SIC, nos oferece no sítio da Sapo, na coluna de opinião " Entre Vistas"? Clique na imagem.