domingo, abril 30, 2006

domingo


GIRABOLA AOS SOLUÇOS
devido à participação da Selecção
na TAÇA COSAFA

A participação dos "Palancas Negras" na Taça Cosafa, atrasou a disputa da 10ª jornada do GIRABOLA que comportou, somente, três jogos: dois disputados ontem e o outro esta tarde em Cabinda, assunto que está referido com maior pormenor no post que ontem editei.
Nos jogos de ontem há a registar o regresso às vitórias do campeão em título Sagrada Esperança, vencedor (1-0) do Progresso do Sambizanga e a do Desportivo da Huila frente à Académica do Soyo, também por 1-0.
Esta tarde, em Cabinda, um auto-golo de Tonda, aos 92 minutos, garantiu a vitória do Benfica do Lubango frente ao Sporting de Cabinda, no estádio do Tafe, e colocou os huilanos na terceira posição do GIRABOLA'06. Com este triunfo, os benfiquistas subiram, provisoriamente, ao terceitro lugar da prova que é comadada pelo 1º de Agosto e Interclube, ambos com 20 pontos.




FESTA do DRAGÃO



O FC Porto venceu hoje o Vitória de Guimarães por 3-1, em encontro da
33ª e penúltima ronda da Liga de futebol, realizado no Estádio do Dragão. A equipa de Co Adriaanse faz assim a festa da conquista do título em casa, perante quase 50 mil adeptos.


Na luta pela conquista dos milhões de euros da Liga Milionária da Europa, SPORTING e BENFICA venceram e permanecem com as mesmas possibilidades de chegar ao segundo lugar, que dá aquele direito. Hoje, ambos venceram o Rio Ave (1-3) e o Setúbal (1-0), respectivamente. Agora é só esperar pela última jornada, em que o Sporting joga em casa frente ao Sporting de Braga e o Benfica vai a Paços de Ferreira.

Leia os pormenores destas e de outras notícias de actualidade em A BOLA ON-LINE. É só clicar.



sábado, abril 29, 2006

últimas



||||| TAÇA COSAFA |||||
AKWÁ MARCOU TRÊS
na goleada (1-5) à selecção
das ILHAS MAURÍCIAS
Akwá, "matador" dos Palancas Negras, marcou três golos dos cinco com que a turma angolana goleou a selecção das Ilhas Maurícias,
em jogo de abertura da COSAFA, realizado esta tarde em Maseru (Lesotho). AKWA, capitão dos angolanos marcou dois golos antes do intervalo e um no tempo complementar. A exibição do conhecido iternacional valeu-lhe um troféu e dois mil rands (moeda sul-africana) por ter sido eleito pela organização o melhor jogador do encontro. A vitória de Angola foi assinada com golos de Mateus (58') e Love Cabungula (no último minuto do jogo).
ANGOLA ALINHOU COM: João Ricardo; Loco, Jamba, Lebo-Lebo e Delgado; Simão, Zé Augusto, Zé Calanga (Santana) e Fofana; Mateus e Akwá (Love).
Com este triunfo, Angola apurou-se para a final do Grupo "A" da "Taça Cosafa",contra o vencedor do jogo Losotho-Moçambique, disputado hoje cujo resultado ainda desconhecemos. Angola ja venceu três vezes este torneio da África Austral.

O futebolista angolano Zemuerto Paixão Fortuna (Tatão) chegou hoje a Luanda, para jogar no GIRABOLA, informação difundida pela ANGOP, citando fonte familiar do jogador de 22 anos, médio-ofensivo, admitindo que tem convites de emblemas de clubes da principal prova angolana.
A mesma fonte, revelou, também, que o futuro do jogador poderá passar pelo Petro de Luanda, 1º de Agosto ou Sagrada Esperança.
Falando à Angop, o ex-futebolista formado nas Escolas do Rio Ave (Portugal) - país onde não conseguio "um lugar ao sol" -, disse pretender jogar no GIRABOLA, sem, no entanto, divulgar o clube da sua preferência.
"Vim para jogar, vou trabalhar e aguardar a reabertura das inscrições para poder actuar", frisou, realçando ser o seu empresário o responsável do seu futuro futebolístico em Angola.

O GIRABOLA devido à participação da selecção angolana no torneio da COSAFA, apenas terá três jogos a rodar na décima jornada, neste fim-de-semana: Sagrada Esperança - Progresso do Sambizanga; Desportivo da Huila - Académica do Soyo e Sporting de Cabinda - Benfica do Lubango.
Deste modo, oa jogos ASA vs Benfica de Luanda, Interclube vs Atlético do Namibe, 1º de Agosto vs Bravos do Maquis e 1º de Maio de Benguela vs Petro de Luanda, desta mesma jornada, ficam adiadas para o período posterior à disputa do Campeonato do Mundo.
Os resultados e as classificações dos clubes estão aí no site ZERO-ZERO, link inserido aqui em baixo --->>

O treinador que vai substituir Carlos Alhinho no comando técnico do PETRO ATLÉTICO DE LUANDA será apresentado na próxima semana, em Luanda, informou DÉLCIO COSTA, director do clube, sem mais pormenores. No entanto, a imprensa angolana arrisca o nome do brasileiro Djalma Cavalcanti, como principal candidato.
Recorde-se que o clube angolano está a competir na "Taça CAF", onde registou um empate e jogará a segunda mão, em Luanda, para apuramento à fase de grupos sob orientação provisória de Carlos Queirós, treinador dos escalões jovens do Petro, onde no extinto "Catetão" foi jogador preponderante de grande capacidade técnica.

ANA CAROLINA em LISBOA

A cantora brasileira ANA CAROLINA actua esta noite no recém inaugurado CASINO LISBOA (Portugal). Será mais uma voz de grande qualidade que merece atenção. Além do mais, não tem papas na língua - e todo o mundo sabe que as suas preferências sexuais situam-se numa bissexualidade. Merece bem um aceno de simpatia pela coragem que demonstrou quando se revelou na Revista VEJA de maior tiragem do Brasil, e . FUEGO que reproduzimox com adevida e créditos devidos.


sexta-feira, abril 28, 2006

actual


O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, fechou esta sexta-feira as «portas» à possibilidade de vir a ser o sucessor do sueco Sven-Goran Eriksson no comando da selecção de Inglaterra.



Uma mulher deu à luz uma menina, dentro de um ônibus. O imprevisto ocorreu nesta semana (26/04) na BR-101, nas proximidades do município de Itabela, no Extremo Sul da Bahía. Edicleia Ferreira, dona de casa, viajava num ônibus da empresa Águia Branca que fazia a linha Vitória (ES) Itabuna, quando começou a sentir as contrações. O motorista do veículo, Ademir Nogueira, juntamente com alguns passageiros, realizaram o parto. A criança tem o nome de Letícia Fernanda. A mamãe informou que saiu da capital capixaba com destino a Jussari, no Sul do Estado, pois pretendia ganhar o bebê na casa dos seus pais.| Texto integral de autoria da ATLANTIC NEWS

O atacante argentino Carlitos Tevez admitiu nesta semana que deve deixar o Corinthians após o Mundial na Alemanha. O maior ídolo da torcida alvinegra afirmou que será muito difícil que o iraniano Kia Joorabchian, presidente da MSI (parceira do clube), consiga mantê-lo no plantel após o mundial.
"Vou fazer o meu melhor para conseguir o que todos sempre querem, que é jogar na Europa", disse Tevez em entrevista à Rádio Gazeta. Ele ressaltou que prefere jogar em Espanha, por causa do idioma.
O jogador também comentou o facto com a imprensa argentina em Buenos Aires, após a partida contra o River Plate, a contar para a Taça Libertadores da América. O clube argentino venceu o Corinthians por 3 a 2.


quinta-feira, abril 27, 2006

cultura



O ritmo, as cores e a sensualidade do Brasil vão encher o Estádio Municipal de Leiria no dia 14 de Junho, às 22 horas, quando DANIELA MERCURY surgir e disser:
BOA NOITE, PORTUGAL!
A artista baiana, tão brasileira e cada vez mais universal, vai apresentar o seu último álbum, Balé Mulato, naquele que será o primeiro concerto no Estádio Municipal de Leiria desde as obras de remodelação e ampliação concluídas em 2003.
Este será um evento memorável, graças à reconhecida exuberância que    DANIELA MERCURY imprime às suas actuações, arrastando multidões, mas também por ser o primeiro espectáculo do género em Leiria, que assim vê reconfirmada a sua multifuncionalidade.
.
Balé Mulato, editado em Dezembro de 2005, não só inclui baladas de amor e canções em tom intimista mas, também, as explosões de energia musical a que DANIELA MERCURY habituou o público, uma da razões que incluem este álbum no enorme sucesso no Brasil e, em Portugal, é DISCO DE OURO.

quarta-feira, abril 26, 2006

mundial'2006

NA ROTA DA ALEMANHA

PALANCAS preparam-se na COSAFA com caras novas no plantel


A pré-selecção de Angola "Palancas Negras" iniciou na segunda-feira passada os trabalhos de preparação com vista à deslocação a Maserú, onde, no sábado, defrontará a sua congénere das Ilhas Maurícias a contar para a "Taça da Confederação do Sul de África" (Cosafa).


A sessão baseou-se na recuperação física dos jogadores e numa "peladinha", na qual participaram apenas os atletas que actuam no Girabola, nomeadamente: Love, Jamba, Sérgio, Joãozinho, Zé Augusto, Jojó, Elísio, João Ricardo, Akwá, Fofana, Simão e Zé Kalanga.
Os internacionais Mateus, José Quitongo e Arnald - caras novas no plantel -, efectuaram corridas ao longo do campo.
Ausentes estiveram: Lamá, Lebo Lebo, Delgado, Santana e Manucho (Petro de Luanda) e Mário, Miloy e Joel (Interclube), que só ontem integram o grupo, pelo facto de as suas equipas terem actuado no fim-de-semana, nas eliminatórias da Taça C.A.F.
Os Palancas viajaram hoje para Maserú via Joanesburgo, onde já treinaram no período da tarde.

domingo, abril 23, 2006

Portugal

FC PORTO É O CAMPEÃO
com mérito absoluto e incontestável

SPORTING E BENFICA
em jogos de empatas

Quando as jornadas que restam deste campeonato em nada podem desvirtuar o mérito da vitória retumbante do FC PORTO, a orla dos festejos gritantes dos portistas abafou os críticos que, ainda há duas semanas, preconizavam uma Liga de Campeões em tom vermelho ou verde. Hoje, o peso da verdade do FC PORTO, elaborada com sapiência por Co Andriaanse e inteligentemente entendida e executada pelo plantel numa ponta final sem derrotas, impõe que se faça referência ao presidente Pinto da Costa, o alicerce de uma dinâmica que obriga muita gente a não gostar dele. Adiante...
A jornada foi pobrezinha e reveladora da eficácia do trabalho das defesas dos clubes. Em oito jogos (falta um que se jogará amanhã) registaram-se duas vitórias a um golo e seis empates a zero e a um golo. 11 golos no total. Mal anda o futebol de ataque e bem andam, sobretuido, os guarda-redes que brilharam em tom de arco-iris. E, agora? Fica tudo adiado quanto aos segundo e terceiro lugares da prova, que serão ocupados pelo Sporting ou pelo Benfica, que continuam distanciados por dois pontos, com os sportinguistas em vantagem, dado que o quarto lugar (acesso à UEFA) está, de certo modo, garantido pelo Sporting de Braga.

Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores da jornada que estão agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.


Image hosting by Photobucket

futebol


ANGOLANOS NA TAÇA CAF
PETRO DE LUANDA
empatou no Gana

O Petro de Luanda alcançou um empate a zero bolas ante o Arsenal do Ghana, em jogo da primeira mão das eliminatórias de acesso à fase de grupo da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF). Este resultado nulo abre boas hipóteses à equipa luandina de discutir a qualificação no jogo na segunda mão, a realiuzar na capital angolana.

INTERCLUBE EMPATOU
com um golo de PEDRO
O Interclube impôs hoje empate 1-1 ao Township Rollers do Botswana, em Gaberone, na partida da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF.

A vida nem sempre nos proporciona quanto merecemos. Certo? Acho que sim. Não me olho no espelho nem me acomodo no meu dia-a-dia. Olho os outros e preocupo-me com o medo que os absorve de morrer. Para quê, essa preocupação, se é um facto a que ninguém consegue fugir na hora em que está escrito que vai acontecer. Seja você, via do lado bom. Arrume as preocupações na prateleira e divirta-se q.b.
BOA SEMANA PARA SI



sábado, abril 22, 2006

campeões

FC PORTO
vence (0-1) PENAFIEL com golo de ADRIANO
e conquista 21º título luso




O FC Porto conquista o 21.º título do seu historial, ao derrotar o Penafiel por 1-0, golo apontado por Adriano, de penálti, no lance que abriu a segunda parte. O dragão faz a festa a duas jornadas do fim e aguarda pela final da Taça, onde vai tentar a «dobradinha» ante o V. Setúbal.

E agora engulam este sapo
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS...



LUTO

LÁGRIMAS POR TELÊ


No dia 26 de julho de 1931, na cidade de Itabirito (MG), nasceu Telê Santana da Silva, futuro ponta-direita que brilhou no Flu nos anos 50 e um dos maiores treinadores da história do mundial. Assim podemos contar a vida de Telê Santana, uma pessoa acima de tudo honesta e determinada a vencer. Telê começou a carreira de jogador em 1951 nas Laranjeiras. Torcedor confesso do Fluminense, Telê permaneceu no seu time de coração até 1960, ano que se transferiu para o Guarani. No final de carreira, em 1963, "O Fio de Esperança", como era carinhosamente chamado pela torcida do Flu, foi defender o Vasco da Gama, seu último clube.
VOLVIDOS 74 ANOS ...
... TELÊ SANTANA, morreu. Morreu vítima de falência múltipla de órgãos, ao fim de quase dois meses de internamento num hospital de Belo Horizonte. Mestre Telê Santana, como todos o chamavam, não desistiu de viver, a morte é que fez soar o apito para o fim do seu jogo da vida. O funeral realizou-se hoje e no Brasileirão foi observado um minuto de silêncio. (T: Leonor Moreira, Rio de Janeiro)
FLUMINENSE DECRETA
3 DIAS DE LUTO
Enlutado e com profunda consternação, o Fluminense Football Club recebeu a notícia da morte de Telê Santana (74) no início da tarde desta sexta-feira (21/04), em Belo Horizonte. O presidente Roberto Horcades decretou luto oficial de três dias e, como homenagem póstuma, os jogadores respeitarão um minuto de silêncio antes do jogo deste sábado (22/04) entre Fluminense e Goiás, no Maracanã", diz o comunicado.
MILTON NEVES NA UOL
O jornalista brasileiro MILTON NEVES no seu site na UOL escreveu a biografia de Telê. Clicando numa das fotos (em baixo) que mostram Telê nos momentos de sua vida, que extraímos do referido site, pode ler tudo quanto enriqueceu a vida do homem, do jogador, do treinador, do seleccionador que ao BRASIL FUTEBOL deu tudo dos seus saberes até aos píncaros da fama e grandeza mundial.



sexta-feira, abril 21, 2006

efeméride

NEFELIBATAS

Tenho dias em que me apatece fazer.. nada. Fico atacado de uma espécie de perguicite aguda, não dá para abrir a boca mas dá para sentir os músculos a pedirem relaxamento... procurando seleccionar entre os milhentos assuntos que me ocorrem, um que seja o mais importante e não tiro conclusão nenhuma. Fico furioso comigo mesmo. Discuto em surdina e desato a monologar sem conseguir respostas que me agradem. A ignorância surge como um fantasma, daqueles fantasmas que assombram a humanidade. Reminiscências que não dependem de vontades próprias que enfrentam meandros históricos, intelectuais onde pululam muitos nefelibatas. Por isso quiz encontrar respostas ao que há muitos anos eu ouvia meu Pai dizer: "Portugal seria outro país mais desenvolvido se os judeus não tivessem sido massacrados e, talvez, se o Marquês de Pombal tivesse perdoado aos jesuítas". E, este mês, trabalhando eu bem pertinho da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, lembrei-me dessa frase, salpicada de um dramático acontecimento ocorrido há 500 anos, aqui em Lisboa:


Procurando informação complementar, encontrei na Weblog o blog TOMARPARTIDO, onde se pode ler algo mais sobre o massacre dos cristãos novos em 19 de Abril de 1506, que fez no passado dia 19, 500 anos, em Lisboa, pela mão da população católica, deve ser recordado e evocado sem complexos.


Leiam quanto nesses maravilhosos blogues se memoriza e divulga sobre acontecimento tão odioso. E meditem. Procurem razões para o muito do que tem acontecido neste Mundo em que estamos inseridos. E compreendam porque ainda hoje subsistem reacções ao que outrora outros praticaram.
BOM FIM-DE-SEMANA...

utopia?

Pode crer:
ESTAS MENINAS
SÃO IRMÃS GÉMEAS




Uma inglesa negra com ancestrais brancos deu à luz a estas gémeas em 2005, uma negra e a outra branca.

Tanto a mãe, Kylie Hodgson, 19 anos, quanto o marido, Remi Horder, 17 anos [na foto ao lado] são filhos de casais mistos (negro e branco). As chances de nascimento de gémeas assim eram de uma em uma milhão, segundo especialistas em fertilidade. Eles explicaram que um espermatozóide com genes exclusivamente da raça branca fecundou um óvulo do mesmo tipo, enquanto outro espermatozóide com genes da raça negra fecundou um óvulo com genes dos ancestrais negros, o que resultou no nascimento dessas duas gracinhas. Elas completaram um ano neste ABRIL DE 2006.

CLIQUE NESTA IMAGEM
E LEIA TUDO QUANTO RESPEITA
A ESTE INTERESSANTE ASSUNTO.

quarta-feira, abril 19, 2006

actual

MUNDIAL COM BOLA DOURADA


O presidente do Comité Organizador do Campeonato do Mundo, Franz Beckenbauer, apresentou a bola dourada especialmente desenhada expressamente para a partida final da competição, em Berlim.
Beckenbauer mostrou a nova bola em cerimónia realizada em Berlim diante do emblemático Portão de Brandeburgo, um dos cartões postais mais famosos do país que vai receber o maior evento do futenbol mundial.
Especulava-se que a bola especialmente feita para a grande decisão fosse toda dourada, mas o material recebeu apenas detalhes na cor.
Também participou do lançamento Herbert Hainer, presidente da Adidas, fabricante de materiais desportivos responsável pela confecção da nova bola.
O jogo que vai decidir quem será o campeão desta edição,será disputado em Berlim, no Estádio Olímpico, no dia 9 de Julho.






CLIQUE NO LOGÓTIPO
DA SIDA E LEIA



ACTUALIZAÇÃO DO GIRABOLA
INTERCLUBE JUNTA-SE AO D'AGOSTO | CLIQUE NO GIF | COM ANGOP



O QUE É ISTO?

domingo, abril 16, 2006

calendário litúrgico



PÁSCOA HOJE
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". [Terra]

LÊ AQUI A HISTÓRIA DO COELHO DA PÁSCOA

ATÉ LÁ... Dias há que se impõe pela via do calendário litúrgico, nos quais aprendemos sempre alguma coisa mais. Hoje eu aprendi que há uma força divina para indicar o caminho aos que dele se desviaram, ou nunca o conheceram. Um velho amigo meu, seguidor de conceitos políticos de esquerda, em conversa pelo messenger, comoveu-me ao afirmar-se um cristão praticante convicto, não vivendo a saudade de outros tempos de guerra e gandaia. Sabedor no entendimento que a igreja cristã, em Luanda, lhe ensinou, o AL (abreviatura de seu nome) sabe que um dia deixará este Mundo Cão e no futuro, ele viverá na reencarnação a paz e a sabedoria que até agora lhe foi negada. Mereces tudo de bom. Até lá, amigo!

PRIMEIRAS PÁGINAS - A curiosidade, apenas isso deu-me para percorrer o mundo dos jornais para avaliar o interesse que se dispensa a este dia. Apenas visitei alguns dos principais jornais... e nem dava ver todos. Deixo aqui algumas das primeiuras páginas do dia de hoje... e concluam como a realidade se impõe. Vivemos num Mundo Cão mesmo. Não hajam dúvidas.








O Papa Bento XVI lançou hoje um grito de alerta em prol das populações do Darfour "que se encontram numa dramática situação humanitária" na sua mensagem ao mundo a partir do Vaticano por ocasião da Páscoa. CLIQUE AQUI E LEIA A MENSAGEM DO PAPA

sábado, abril 15, 2006

PORTUGAL
FC PORTO SERÁ CAMPEÃO
SPORTING EMPATA NA AMADORA
e BENFICA VENCE BOAVISTA

Angolano MANTORRAS
provou que Koeman errou
nas opções na LIGA DOS CAMPEÕES

Em semana de amendoas, a mais amarga coube ao Sporting que não consegui somar os pontos suficientes na Reboleira (0-0) para poder continuar a alimentar a esperança de, matematicamente, alcançar e vencer o campeonato desta época. E não só. Do líder ficou a sete pontos e, terá de se acautelar se quiser continuar na qualificação parta a Liga Milionária, pois o Benfica (hoje terceiro) com a vitória no Bessa (2-0 | Tiago p.b. e Mantorras) está a dois pontos. A amendoa mais doce coube ao FC Porto que venceu (1-0 | Adriano) o União de Leiria. Dificilmente questionará o título. Os dramas de luta circunscrevem-se na zona negra da despromoção e na conquista do direito à Liga milionária - Campeões da Europa.

Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores da jornada que estão agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.



Image hosting by Photobucket

ANGOLA


A.S.A. e INTERCLUB PERDEM
e D'AGOSTO empata


QUARTA JORNADA COM SURPRESAS


LEIA AQUI