domingo, outubro 30, 2005

Image hosted by Photobucket.com
GEORGE BUSH NA MIRA...
FIDEL CASTRO e DIEGO MARADONA fizeram certamente um pacto de amizade, respeito e FIDELidade que bem pode ser apontado como um exemplo aos olhos do Mundo. Neste Mundo onde eu não consigo vislumbrar muitas provas de DIGNIDADE - Mundo corrumpido pelas forças do capitalismo -, como esta que nos apetece elogiar pelo simples facto de, num sempre encontro, conversa ou abraço público, ficar bem patente quanto de belo existe nos relacionamentos sãos e construtivos em prol de uma sociedade mais justa, inserida na luta contra o capitalismo - democracia casmuflafa - nem que seja contra o governo mais poderoso (até ver...) chefeado pelo sr. George W. Bush, presidente mal eleito dos EUA.
O ídolo Maradona (felizmente em Cuba recuperado dos seus males terríveis...) enlaçou entrevistas com "El Comandante" para o seu programa na TV Argentina "Noite do 10" e para a TC Cubana "Mesa Redonda". Diálogos que não podiam ficar sem o suco temperador de luta indómita, aleada à anunciada visita de Busch à Argentina para participar na Cimeira das Américas. Na Argentina há muitas pessoas contra a presença de Bush e eu estou na primeira linha. No meu humilde modo de pensar ele é um assassino afirmou "El Pibe" e, Fidel, como sempre diplomático e sem papas da língua, disse: Quem preside ao império é "persona non grata" na Argentina e não pode pretender ser recebido com apalusos.
Maradona, agora com um visual diferente, mais magro, mais saudável, exibindo ao pescoço um colar com um crucifixo de prata, foi exuberante na forma de ser grato ao povo cubano, atitude simbolizada no nome de Fidel: Para mim o comandante é um Deus. Ninguém tem a sua cabeça, ninguém tem o seu pensamento, ninguém tem a sua humanidade". FIDEL, entre sua barba e bigode de sempre, apenas sorriu... frontalmente. Que pena eu tenho de não ter acesso ao Canal 13 da TV Argentina, ou ao "Mesa Redonda" da TV Cubana... como eu gostaria de ouvir as verdades que ambos disseram e meditar nas vertentes de um diálogo de duas horas que está repleto de coisas belas.. e onde não há, de certeza absoluta, promessas inconsistentes e aberrações megalómanas.

inverno

A PARTIR DE HOJE OS RELÓGIOS ATRASAM UMA HORA


A "HORA DE INVERNO" entra em vigor nesta madrugada de domingo. O mesmo é dizer: às 02h00 de domingo os relógios atrasam 60 minutos e recuam para a 01h00. No Arquipélago dos Açores a mudança será feita à 01h00, dado que o horário deverá ser alterado ao mesmo tempo em todos os locais da União Europeia.


Por curiosidade, recorde-se que as razões da alteração da hora datam da I e da II Guerras Mundiais, alturas em que foi preciso adaptar as horas à luz existente durante o dia, para se poder economizar combustível. E, por achar interessante, oferecemos aos nossos visitantes a possibilidade de recordar ou aprender um pouco este fenómeno da "luz solar", sem dúvida a ponta de partida para os Longines, Heurs, Certinas, Tissot e Ómegas... espalhados pelo Mundo.


O RELÓGIO DE SOL AQUI . CLIQUE NA IMAGEM E NÃO DARÁ O TEMPO POR MAL EMPREGUE

sábado, outubro 29, 2005

LEILÃO DE POSTAIS

Foi um amigo meu que me apontou o caminho para apoiar alguém que está precisando de ajuda, coisa da vida que qualquer um mortal de nós poderá sentir cortar na pele, e logo acedi tentar tudo para conseguir algo para mitigar o máximo possível o sofrimento de alguém que eu estimo muito.
Simplifico: pretendendo vender postais de uma colecção pessoal de postais antigos, e sem saber como o fazer, meu ami go sugeriu eu tentar vender a partir de meus blog's, seguindo ideia generalizada na net. Porque não? Aqui estou promovendo essa ideia e venda de alguns postais. Para o efeito organizei esta pequena loja de antiguidades nas condições que ficam expressas aí mais em baixo.
Para já, se está interessado, fique sabendo que a transacção só se concretiza após a garantia de pagamento, claro, a combinar por e-mail, telefone, messenger ou utilizando o espaço para comentário neste blog.
Este primeiro postal, data de 1908. Foi oferecido nesse ano a alguém da família da dona da colecção, uma colecção enorme e com singularidades muito curiosas, principalmente nalguns deles em que serviram como correspondência onde o expedidor alimentava um romantismo repleto de esperanças ... penso eu. Particularidades (peculiares) no aproveitamento dos espaços do verso dos postais para escrever, nem que para isso tivessem de as frases ser sobrepostas em vários sentidos sem impedir a legibilidade da mensagem. Curioso e digno de apreciação. Irei postar algumas fotos com estes postais que estarão também à venda.
Como gosto de ser construtivo em todas as minhas acções, neste caso particular e sempre que o tempo e os acessos mo permitam, procurarei sempre valorizar cada um dos postais, de acordo com as imagens, acrescentandio textos que sirvam a singularidade em causa.
Image hosted by Photobucket.com
D. Luíz Filippe
Filho primogénito do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, nasceu em 1887 e morreu assassinado a 1 de Fevereiro de 1908, juntamente com o seu pai. Desta forma, quem ascendeu ao trono após o Regicídio foi o seu irmão mais novo, que reinou, embora por pouco tempo, como D. Manuel II.

A violência da oposição à ditadura de João Franco criara as condições propícias a uma tentativa revolucionária republicana.
Em 21 de Janeiro de 1908 são presos, como suspeitos de conspiração, França Borges, João Chagas, Alfredo Leal e Vítor de Sousa.
Em 28 de Janeiro fracassa uma tentativa revolucionária. Foram presos, como implicados na intentona, entre outros, Afonso Costa, Egas Moniz, Álvaro Pope e o visconde de Ribeira Brava.
O Governo resolve então intensificar a repressão. Prepara um decreto que lhe permite expulsar do país ou deportar para uma das colónias em África, os culpados de crime contra a segurança do Estado. Em 31 desse mês, o ministro da Justiça Teixeira de Abreu regressa de Vila Viçosa, onde se encontrava a família real, com o decreto assinado.
D. Carlos, no dia seguinte, 1 de Fevereiro, regressa a Lisboa acompanhado da família real. Tendo desembarcado no Terreiro do Paço, seguiam numa carruagem aberta para o Paço das Necessidades. A carruagem real roda lentamente junto da penúltima arcada do lado ocidental do Terreiro do Paço. Subitamente, rompendo entre o cordão de polícias e população, um homem de revólver em punho põe o pé no estribo traseiro da carruagem real e dispara à queima-roupa contra o rei, atingindo-o com dois tiros na cabeça. A carruagem segue à desfilada pela rua do Arsenal, quando um outro indivíduo, mais adiante, dispara uma carabina que trazia oculta contra D. Luíz Filippe, que segurava um revólver, matando-o.
D. Manuel é atingido num braço. Apenas a rainha D. Amélia sai ilesa.
O pânico e o tiroteio generalizam-se. O primeiro regicida terá sido morto pelo príncipe D. Luíz Filippe. O segundo é morto pela polícia.
Os regicidas foram Alfredo Costa, de 28 anos, caixeiro de profissão e Manuel Buíça, de 32 anos, professor primário, ambos republicanos.
[Foto: Edição Costa - Propriedade M.H.S.P. - Texto CP - Porto Editora - Direitos Reservados]

CONDIÇÕES:
  • O leilão de cada postal não tem licitação. Os interessados farão as suas ofertas através dos meios postos ao dispor: telefone - 96 950 47 97 para Portugal; 00 315 96 950 47 97 para o Estrangeiro. E-mail: cpereirangola@sapo.pt ou carlospereirangola@hotmail.com (com messenger), ou pela zona de comentários disponível no blog.
  • O prazo para decidir será de uma semana, dado que por vezes os contactos possam tornar morosas as negociações.
  • Os pormenores que revestem a venda serão tratados durante os contactos, inclusivé a forma de pagamento mais conveniente para o comprador
  • As remessas serão sempre feitas com as melhores garantias oferecidas pelos serviços de Correios de Portugal.

  • atrevimento

    EM TEMPO DE FIM-DE-SEMANA E NOVO MÊS, UMA IMAGEM PARA ILUSTRAR MEUS VOTOS DE MELHORES DIAS E MUITAS FELICIDADES EM NOVEMBRO
    Image hosted by Photobucket.com

    incongruência

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    SÉTIMO EPISÓDIO

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Ainda sexta-feira, da mesma semana:

    MORRER AFOGADO EM TERRA!

    Neste mesmo dia, mas depois da família ter deixado a cena hospitalar, o Luís pregou um susto a todo o Mundo. Um homem habituado a passar dias a eito, à torreira do Sol, curvado sob a estrada com martelo na mão trabalhando a renda artística de colocar pedrinhas no solo, ladrilhador franzino e irrquieto, nunca podeira estar satisfeito no marasmo deste ambiente. O anseio (de todos nós afinal...) de receber alta e voltar ao martelar dos paralelepípetos, levou o Luís a cometer a incongruência de beber quase seis litros de água... para tentar safar-se depressa e dar um aspecto claro à urina, numa jogada por ele imaginada, só porque o enfermeira lhe dissera:
    Senhor Luís, beba água, muita água porque isto está mau.
    Daí o homem que só queria fumar e nada de beber água, desatou a encher a bexiga, o estômago (que nem o Zeca Pagodinho bebendo água em vez de cerveja... na imagem) e por aí acima até que, às tantas, desatou a vomitar...
    - Ai os meus dentes.. cairam aí dentro do saco... ai.. ai... que porra esta!
    Perdeu a prótese dentária e só com muito boa vontade a conseguiu recuperar. Imagine-se a cena.. Entretanto um corropio de enfermeiros ocorria de tal ordem que acabou por o Luís ir parar na sala ao lado ligado à "maquineta" onde passou toda a noite a "nadar" escapando de morrer afogado em terra.
    Entretanto, na minha frente, já quáse na hora de receber o papel da alta de enfermagem, Vítor Pereira, reformado de 61 anos - mas muito bem conservado -, embora ainda gemendo um pouco com as dores durante a micção, ludribriava a enfermagem (ai não... sair dali era o desejo primeiro..) deitando água no recipiente de urina... para aclar e disfarçar os restosde sangue na urina. E consegui, pois nesse mesmo dia teve a alta tão desejada.

    quarta-feira, outubro 26, 2005

    Image hosted by Photobucket.com
    VISITE-ME E SEJA O 20... E TAL!
    Clique na imagem.Obrigado!

    ambições

    Image hosted by Photobucket.com

    segunda-feira, outubro 24, 2005

    simples é o futebol

    LIGA PORTUGUESA

    BRAGA NÃO DESARMA DP COMANDO
    FC PORTO vence NACIONAL e sobe para segundo
    - SPORTING empata com GIL VICENTE



    A jornada desta semana revelou estarmos perante um dos mais disputados campeonatos do futebol português, onde os grandes clubes (...) estão a ser confrontados ante os pequenos clubes, cheios de arreguenhos e posturas que ainda vão sendo contrariedades inesperadas como é o caso do vermos o SPORTING DE BRAGA, de Jesualdo Ferreira, no comando da prova a três pontos de distância do FC PORTO, que neste domingo ascendeu ao segundo lugar, no benefício da derrota imposta na Choupana ao Nacional da Madeira. Hugo Almeida aproveitando um centro "à la medida" de Ricardo Quaresma, feito de trivela do lado esquerodo com o pé direito, enterrou os fantasmas que há tempo dançavam na Madeira sempre que o Porto ali joga. O Benfica é terceiro, venceu como era sua obrigação o Estrela da Amadora,,, com dois golos -Kariaka e Nuno Gomes - no tempo complementar. O Sporting, na deslocação ao Gil Vicente, em estreia de Paulo Bento e Carlos Pereira, no banco dos "leões" lisboetas, arrecadou um ponto mercê o empate arrancado a ferros já em tempo de acréscimo dado pelo árbitro da partida, e ficou em quinto. A quarta posição é do Nacional da Madeira... outra surpresa desta época. O Belenenses perdeu com o Rio Ave, 1-2, resultado ingrato para os azuis dado que foram dois erros graves do árbitro -marcou penálti inexistente e não marcou outro que existiu... - determinaram esse desfecho negativo para a equipa de Belém.
    Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.





    Image hosted by Photobucket.com
    Image hosted by Photobucket.com

    ASA é segundo e PETRO DE LUANDA é terceiro

    [C.Pereira com Agência Lusa ] - Terminou o GIRABOLA 2005. Contariando grande percentagenm de prognósticos feitos no princípio da época, em que o ASA era o favorito para aureolar o emblema com o tetra campeonato, sob a batuta de Pedroto. Mas com o decorrer da prova máxima do futebol angolano - que meu saudoso amigo Rui Carvalho e eu batizámos de GIRABOLA -, a equipa nortenha deu o lamiré que estava ali para contrariar favoritos e sob a batuta do angolano Mário Calado. No entanto, neste domingo, o Sagrada Esperança, equipa da província diamantífera da Lunda Norte, conquistou, pela primeira vez, o GIRABOLA ao vencer o Petro de Luanda, por 1-0, na 26ª e última jornada.
    Um golo solitário de Lebo Lebo, marcado aos 35 segundos de jogo, foi suficiente para o Sagrada Esperança conquistar o seu primeiro título nacional, num jogo emotivo disputado em casa frente ao Petro de Luanda, com quem lutava pela conquista do campeonato.
    As duas equipas chegaram à última jornada empatadas na liderança, pelo que apenas a vitória assegurava o título, já que o ASA, estava apenas a um ponto.
    O ASA venceu o Benfica de Luanda, por 2-1, mas o resultado foi insuficiente para assegurar o quarto título consecutivo, permitindo, no entanto, que a equipa da capital angolana tenha acesso às eliminatórias de entrada na próxima época na Taça dos Campeões Africanos.
    No fundo da tabela, o Atlético do Namibe venceu por 2-0 o Sporting de Cabinda, assegurando a permanência no GIRABOLA'2006 enquanto o Petro do Huambo, apesar de ter batido por 1-0 o Primeiro de Maio, acabou por ser despromovido ao GIRABOLINHA.
    As duas outras equipas que farão companhia aos do planalto do central são a Académica do Lobito e o Sporting do Bié, que se defrontaram nesta última jornada, com vantagem para o segundo por 3-2.
    Resultados:

    Inter de Luanda - Progresso do Sambizanga, 2-2
    Benfica de Luanda - ASA, 1-2
    Primeiro de Agosto - Desportivo da Huíla, 3-1
    Primeiro de Maio - Petro do Huambo, 0-1
    Atlético do Namibe - Sporting de Cabinda, 2-0
    Sporting do Bié - Académica do Lobito, 3-2
    Sagrada Esperança - Petro de Luanda, 1-0

    Classificação final:

    1º. Sagrada Esperança - 51 pontos
    2º. ASA - 50
    3º. Petro de Luanda - 48
    4º. Primeiro de Agosto - 41
    5º. Benfica de Luanda - 37

    6º. Primeiro de Maio - 37
    7º. Sporting de Cabinda - 33
    8º. Inter de Luanda - 33
    9º. Atlético do Namibe - 33
    10º. Progresso do Sambizanga - 32
    11º. Desportivo da Huíla - 31
    12º. Petro do Huambo - 30
    13º. Académica do Lobito - 25
    14º. Sporting do Bié - 12




    domingo, outubro 23, 2005

    Farófias

    APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES ...
    ... oferecidas em New Orleans!

    Image hosted by Photobucket.com

    REPOSIÇÃO - LUTO

    NOTA: Apesar de ter deletado o post anterior sobre este assunto, dado que adulterou o template, faço esta reposição para valorizar com fotos retiradas no site do jornal madrileno "El País". C.P.

    EDUARDO HARO TECGLEN
    morre aos 81 anos
    - O POST QUE REVELOU A MORTE
    DO JORNALISTA do "EL PAÍS"


    Nos hemos quedado solos
    El enorme corazón de Eduardo dejó de funcionar a las 3:30 de la madrugada. Según su expreso deseo sus restos han sido donados a la ciencia, por lo que no se celebrará ningún tipo de ceremonia, ni tan siquiera un velatorio en el cual sabemos que se habría sentido muy incómodo; esa impenitente timidez.
    En su lugar, se celebrará un acto de despedida que anunciaremos en cuanto estén confirmados la forma, el lugar y la hora.
    Miércoles 19 de Octubre de 2005
    Muchas gracias por sus mensajes. Y por la agradable sensación de que Eduardo formaba parte de sus vidas.
    Este blog es un espacio para Eduardo y no se cerrará. Haro Tecglen es una manera de pensar, de ver la vida, la tolerancia, la crítica, la defensa del más débil, el valor del diálogo y la palabra; siempre.
    A todos, gracias.
    Concha Barral
    CONCHA BARRAL é a esposa de Eduardo Tecglen, escritor, jornalista autor do blog com o seu nome que mantinha há cerca de um ano. Seu último texto referia-se ao "DIa da Alimentação" e nele se referiu à fome que avassala o Mundo. E é nesse dia que Eduardo, almoçando num restaurante, não aguentou e entrou num coma que lhe foi fatídico. Eis um extracto do seu último post:

    Hambre para todos
    Es el Día de la Alimentación. O sea, día del hambre; si una palabra parece negativa, se la convierte en positiva y todo es más sereno. Hay 850 millones de personas muriéndose de hambre en este momento, y a medida que van cayendo van siendo sustituidas por otras; dentro de un año habrá novecientos millones; en seguida, un billón.

    A propósito da morte de Tecglen, li no JORNAL DE NOTÍCIAS, editado em Lisboa, quanto Pedro Olavo Simões escreveu o que a seguir transcrevo com a devida vénia::
    Os blogs já não são novidade, mas continuam a encerrar mistérios, a revelar novas dinâmicas sociais, a indiciar a frágil possibilidade de uma sociedade de partilha. HARO TECGLEN, mais do que ter uma legião de seguidores, vivia num mar de partilha, como o demonstra a onda gerada por este episódio, passe a fria brutalidade de à morte chamar episódio.
    Mas, se assim é, os mistérios encerrados pelos blogs não são assim tão insondáveis, sejam eles de jornalistas, polítios, pedreiros, sapateiros. São, apenas, essa urgente necessidade de dar e receber.


    VALE A PENA FAZER UMA VISITA A ESTE BLOG. CLIQUE NA IMAGEM E ENCONTRE O INESPERADO
    .

    Image hosted by Photobucket.com






    sábado, outubro 22, 2005



    Image hosted by Photobucket.com

    ... AQUI...

    ...e se fizer alguma oferta, por favor refira este blog. Obrigado.

    a carraça

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    SEXTO EPISÓDIO

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Sexta-feira, da mesma semana:

    Só de pensar que, provavelmente, na segunda ou terça-feira terei alta médica... já assobio ao acordar e canto o "Chiquita Bacana" de baixo do chuveiro... Estou bem disposto, recordando o que ontem à tarde, na hora das visitas eu assiti aqui na enfermaria, mesmo a meu lado.
    O LUÍS DO ALGARVE - A CARRAÇA
    O Luís é um dos clientes habituais do HAS. Está aqui pela quinta vez e sempre pelo mesmo motivo: problemas na próstata. Irequieto. Ansioso. Nervoso miudinho. Ele não pode passar sem fumar... é fumador inveterado. E este maldito vício (falo com conhecimento de causa, fui fumador dos 7 anos de idade até aos 60) tem dado a volta à cabeça do esquelético Luís. Com duas próteses auditivos, uma em cada ouvido, continua a ouvir mal, mas, o que mais me espantou foi verificar que para atender o telemóvel, ele tira a prótese da esquerda e fala sem problemas... e com as ambas próteses, nem sempre ouve as pessoas. É preciso falar para ele e bem alto para se conseguir entabular e manter uma conversa, por isso é que a esposa dele e a filha, gritam p'ra caralho quando aqui vêm. E ontem, a cena foi de morrar a rir...
    Imaginem Dona Ingrácia (nome impróprio de esposa mas eu inventei...) a chegar na hora da visita e topar o cheiro a tabaco quando se aproximou do marido... que xinganço, minha Nossa Senhora. Gritou para ele "seu malando andas a fumar... " e ele, gritando, também:
    - Eu não fumei tás a imaginar, sua malandra... (kakakakaka)
    - Não grites comigo, óviste?
    - Grito pois claro, contigo e com a enfermeira sempre que for preciso...

    A enfermeira entra na hora, e...
    - O quê que você está a dizer...? Grita comigo... isso era bom!
    - Pois claro que grito.
    - Vá gritar lá com a sua mulher.
    - Grito com minha mulher e grito com você.. porque não?
    Aqui tudo ficou olhando uns para os outros... eu comecei rindo... e todo o mundo imitou.
    O Luís, de seguida saiu da enfermaria e a mulher perseguiu o homenzinho que, só queria era esquivar-se para poder dar uma chupadas no cigarro... mas a mulher colou e nada havia a fazer. Uma carraça não é pior quando suga e cola. O Luís estava mesmo necessitado de dar uma puchadas mas ela não deu espaço. Ele tentou tudo para fugir, sem êxito. Coitado.
    Quanto à enfermeira, gorducha e mal encarada, por vezes mesmo inconveniente, contarei algo que me revoltou mas que teve consolação, porque DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS. Podem crer. [ CONTINUA ]

    E como estamos em fim-de-semana, formulo e endereço a todos vós os convencionais votos de BOM FIM- DE-SEMANA, desta vez con um convite: ENTREM NESSE SITE E APRECIEM A PEQUENA OBRA DE ARTE DE ANIMAÇÃO DE LUÍS CASTANON, sob o tema musical de QUEEN, intilulada originalmente como RAPSÓDIA BOÉMIA (Uma Noite na Ópera) que intitulou como RAPSÓDIA VEGETARIANA, produzida em memória de ADAM FULTON. Não perca: CLIQUE, ABRA O SOM DO SEU PC E DELICIE-SE. VALE A PENA OUVIR E APRECIAR.

    quinta-feira, outubro 20, 2005

    katrina

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    QUINTO EPISÓDIO

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Quinta-feira, da mesma semana:
    Acordei completamente dominado por uma saudade latejante não sei por quê... nem consegui saber a que atribuir a nostalgia matinal que me fez ficar a meditar em coisas como as desgraças provocads pelo katrina, àquele povo americano - sei lá se é americano. Génesi de negro não é americana - na Los Ângeles dos maiores do JAZZ. Apanhados de surpresa porque o governo chefeado pelo sr. Bush (que estava gozando férias...) não providenciou a defesa dos habitantes daquela zona, que estava nas previsões meteorógicas de dias antes de ser absorvida pelo Katrina... fenómeno que o Governo americano ajudou a fomentar, pois não alinhou entre os que assinaram, o Protocolo de Quioto, que combate e previne a poluição da atmosfera (efeito de estufa). Muita gente não sabe, mas eu sei porque o sr, Bush não assinou o protocolo: é que ele, a família Bush, é dona da maior empresa petrolífera do Mundo (no Texas) onde estão as maiores reservas de petróleo a poluir, a cada minuto, a atmosfera. E ainda por cima, por ter sido atingida pelo drama natural, ainda teve a lata de pedir petróleio a países pobres, subdesenvolvidos... Caso para rir: o "donos do Mundo", a hegemonia que verga os joelhos perante os explorados...

    Deculpem, oh gente boa que me lê! Quanto me revolto não consigo calar. Mas hoje acordei virado para o lado contrário. E agora lá vem o enfermeiro que nasceu na Serra da Estrela, de seringa em riste para espetar na minha barriga: -"é para prevenir a tombose" , ou o tétano - conversa estereotipada de enfermeiros. Todos os dias a mesma laracha. Levantei-me, puxei pelo "boby" e lá fui para a banhoca matinal, Pelo caminho cruzei-me com o enfermeiro Pereira (xará !!!) sempre marafalhento, risonho e predisposto a atender todas as situações, ou não fosse gente da minha laia. E, não podia passar sem largar uma das deles, não para mim, mas para um companheiro de caserna (desculpem.. de enfermaria, queria eu dizer). Ao deparar com o doente, passeando no corredor: "Oh, senhor Azevedo. Qué co senhor tá a fazer pô aqui? veraneando no Outono?". Rir é o melhor remédio.
    Dei uma curva e entrei na casa de banho... com mil cuidados para não entalar o "boby". Num hospital tão grande, espectacular em quase todos os seus ângulos arquitectónicos, inaceitável é ter "duches" com 2 mts quadrados... bem, mas em contra-partida, a enfermatia 6, onde fiquei, tinha espaço para dar um bailarico privado. Sempre caminhando por ínvios pensamentos para esquecer o tormento de estar à espera da inverosímil alta médica.
    Para desanuviar, valha a verdade, os menus são uma maravilha para serem servidos em hospital... pelo menos aos doentes que não estão afectos a problemas estomacais. Umas costeletas de cordeiro, bem temparadinhas acompanhadas de um souflé de batata e saladinha ou uma boa posta de cherne grelhada fizeram a delícia deste dia, agregado à simpatia e delicadeza de Maria João, da secção de alimetação e dietética, é um caso único da trupe hospitalar do quinto piso. Um caso ímpar na trupe hospitalar do quinto piso.
    Meu dia acabou feliz, contrabalançando e nivelando minha disposição, ao saber que domingo, possivelmente me seria retirada a algália. Isto foi-me prometido pelo meu médico, quando se cruzou comigo no corredor. Ansioso por me ver livre do Boby estou eu... [ CONTINUA ]

    segunda-feira, outubro 17, 2005

    explosão

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    EPISÓDIO QUATRO

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Quarta-feira, da mesma semana:
    O Sol abriu cedo e um dos meus companheiros de enfemaria (éramos quatro) madrugador, resolveu abrir o estor e lixou-me com uma rajada solarenta que nada me agradou. Detesto acordar antes das oito - quando estou no hospital, claro -, e o gajo me acordou às 6 da matina. Sacana! Bem, suportei pianinho, virei as costas, ajeite tudo dos soros, analgésicos e tubos e fios que me se enrolavam pelo meu corpo e ajeitei com maior cuidado o "boby". Explico o que é que nos hospitais chamam de BOBY. Como medida adequada à situação clínica, em urologia, é introduzida uma algália (não confundir com oa gatos-de-algália ...- felinos selvagens) no pénis do homem para facilitar a drenagem da urina e do sangue para um saco colector, com sistema portátil e uma base em metal para assegurar a colocação correcta no chão e evitar qualquer tipo de contacto da torneira com o chão e evitar infecção.
    O "tubo", semelhante ao da imagem ao lado, é comprido para permitir que o doente possa movimentar-se, tomar banho e andar para que não fique retido na cama. O facto de ter de se andar agarrado sempre ao tubo e ao colector (lembrado a trela a uma cadelinha) que alguém se lembrou de chamar "BOBY". Bem, eu não sou nada entendido nestas coisas e não tenho razão de queixa de nada sobre a minha hospitalização no HAS, mas curioso como sou li algumas coisas sobre a algaliação, e posso afirmar que certas normas que oferecem mais comodidade, segurança e defesa de infecção urinária, não são consideradas naquele hospital, onde os métodos são cumpridos e nem todos os enfermeiros ou auxiliares têm paciência para com os doentes. Compreendo. Urologia exije sacrifícios e preparação especial para lidar com situações complicadas e por vezes difíceis de encarar. Vivi uma dessas situações. Eu sei compreender os outros. Mas, nestas coisas, há sempre o lado oposto que é aquele em que alguns enfermeiros sabem criar boa disposição aos doentes e estão sempre a falar e a procurar uma relação amistosa.
    Aconteceu isso, com um dos enfermeiros, a calma em pessoa, a andar, a falar e até a olhar nossos olhos, por cima das lentes penduradas na ponta do nariz... ou não tivesse ele nascido onde a linha do Equador passa (S.Tomé). Esta é a prova:
    Um dos acamados, cerca de 50 anos de idade, pessoa de costumes e hábitos ... pegou no telemóvel (celular) na enfermaria onde é expressamente proibido usar esse aparelho, devido à instalação de aparelhagem de alta precisão a que o doente está conectado para estabilizar a normalidade funcional da pessoa (tensão arterial, etc.), e na ocasião entrou o amigo enfermeiro e topando a coisa deu uma de brincadeira:
    - "Hei, que é isso! Delligue isso antes que provoque aqui uma explosão que vamos todos visitar os anjinhos".
    O homem atirou o telemóvel para o chão... aflito e mais pálido do que um japonês sobrevoando Pearl Harbor, e, nós outros da enfermaria, quase rebentámos com os pulmões à gargalhada.[ CONTINUA QUINTA-FEIRA].

    domingo, outubro 16, 2005

    BENFICA, OLÉ!...

    LIGA PORTUGUESA

    BENFICA VENCE FC PORTO NO DRAGÃO
    e ascende ao quarto lugar
    - SPORTING DESPERDIÇA TERCEIRO LUGAR

    FC PORTO E SPORTING estagnaram nos jogos em que defrontaram o BENFICA e a ACADÉMICA DE COIMBRA, respectivamente, no Estádio do Dragão por 0-2 e em Coimbra, por 1-0. O BENFICA com esta vitória (finalmente...) no Estádio do FC Porto, alinhou de forma convincente nas coordenadas do título.
    Desta jornada, a 7ª do campeonato luso, apenas resta jogar o BOAVISTA-GIL VICENTE, cujo resultado poderá originar alterações entre os 5 primeiros lugares da tabela.

    Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.





    Campeão só p'ra semana

    Image hosted by Photobucket.comGIRABOLA'05

    SAGRADA ESPERANÇA E PETRO DE LUANDA
    a meio passo do título
    ASA a um passo, espreita deslize na Lunda

    Luanda, 16 (Agência Lusa) - O ASA, goleou hoje por 4-0 o Sporting de Cabinda e aproximou-se da liderança do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, beneficiando do empate cedido pelo Sagrada Esperança.
    Na penúltima jornada do Girabola2005, a equipa dos aviadores cumpriu a sua missão frente a uma equipa já despromovida, mantendo ainda a esperança de conquistar o quarto título consecutivo.
    O Sagrada Esperança cedeu um empate 1-1 frente ao Desportivo da Huíla, que necessitava de pontos para fugir à despromoção, e foi alcançado na liderança pelo Petro de Luanda, que venceu por 1-0 o Benfica de Luanda.
    Na luta pela permanência, as emoções estiveram ao rubro em Benguela, onde o Atlético do Namibe venceu por 1-0 a Académica do Lobito, conquistando três pontos que valem a permanência na primeira divisão, enquanto a Académica será despromovida na próxima época.
    Decisiva foi também a vitória por 1-0 do Progresso do Sambizanga frente ao Primeiro de Agosto, que permitiu assegurar a manutenção no escalão maior do futebol angolano.
    Na próxima jornada, a última do Girabola2005, três equipas estão ainda em condições de lutar pelo título, esperando-se grandes emoções na Lunda Norte, onde o Sagrada Esperança recebe o Petro de Luanda, num jogo entre duas equipas que estão empatadas no primeiro lugar.
    A um ponto de distância, o ASA defronta o Benfica de Luanda, à espera de um empate na Lunda Norte, único resultado que lhe permite revalidar o título, se vencer o Benfica.
    Na próxima época, descem de divisão Sporting do Bié e Académica do Lobito, estando ainda por definir a terceira equipa despromovida, bastando ao Atlético do Namibe um empate para assegurar a manutenção, descendo o Petro do Huambo.


    Resultados completos da 25ª jornada:
    Petro de Luanda-Benfica de Luanda 1-0
    Desportivo da Huíla-Sagrada Esperança 1-1
    Sporting de Cabinda-Primeiro de Maio 0-1
    Académica do Lobito-Atlético do Namibe 0-1
    ASA-Sporting do Bié 4-0
    Progresso do Sambizanga-Primeiro de Agosto 1-0
    Petro do Huambo-Inter de Luanda 0-0       

    Classificação
    1. Sagrada Esperança - 48 pontos
    2. Petro de Luanda - 48
    3. ASA - 47
    4. Primeiro de Agosto - 38
    5. Benfica de Luanda - 37
    6. Primeiro de Maio - 37
    7. Sporting de Cabinda - 33
    8. Inter de Luanda - 32
    9. Progresso - 31
    10. Desportivo da Huíla - 31
    11. Atlético do Namibe - 30
    12. Petro do Huambo - 27
    13. Académica Lobito - 25
    14. Sporting do Bié - 9

    diário

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    EPISÓDIO TRÊS

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Terça-feira, da mesma semana, ao bater das 14h00:
    Presenciei num monitor, através uma nesga de cortina que me separava da equipa médica chefeada pelo dr. Gomes, a toda a intervenção cirúrgica feita pelo meu médico urologista dr. Miguel Lourenço. Nada percebendo, apenas procurava entender aquelas imagens vermelhas e pretas captadas dentro de meu corpo, as raspadelas que minha próstata estava sofrendo. Apenas curiosidade de ver e procurar entender, porque sentir... estava anestesiado localmente. A propósito: mais uma vez não tive sorte com a anestesista. Dobrado para a frente, as três primeiras picadas na espinha foram certeiras e apenas a sensação desagradável da picada em si. O pior foi quando a picada foi fora do sítio e que - suponho eu - apanhou um nervo.
    Uma dor tremenda na perna direita e a sensação muito desagradável de que tinha apanhado um choque eléctrico e a perna tinha saltado do corpo. Mas não ficou qualquer dor... foi momentâneo. Depois disso, foi a parte chata de me sentir partido pela cintura. Para baixo não existia mais... estava anestesiado e para cima, era eu mesmo.
    Estava atingido e concluído o objectivo da minha presença no bloco operatório. Mudando para a mesma cama - a tal que me fez lembrar o homem dos sorvetes - fiquei numa sala contígua, como mandam as boas regras, esperando que meu eatado fisico e psíquico voltasse ao normal. Aconteceu ao romper da tarde. De novo na sala pós-operatória, arremessei-me como foi possível para o mundo de Morpheu. Adormeci e já não sei se sonhei... sinceramente creio que entrei em um espaço esquisito, onde flutuava e onde estava exposto a rajadas de vento que me balanceavam docemente. Estava longe da realidade... eu queria estar perto de alguém, que me fizesse carícias. ( CONTINUA )


    NOTA - Como ao fim-de-semana, minhas obrigações profissionaos ocupam todo meu tempo, não sei se o Episódio 4, será editado esta semana. Caso isso aconteça, só na próxima quarta-feira poderei editar. BOM FIM-DE-SEMANA PARA TODOS.    Fica a promessa de que divulgarei os resultados dos jogos da Liga Portuguesa e do Girabola Angolano, em tapete rolante.

    sexta-feira, outubro 14, 2005

    diário-2

    O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
    [ Miguel Torga - Diário - VIII ]


    EPISÓDIO DOIS

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
    oooOOOooo

    Terça-feira, da mesma semana, ao bater das 07h00 : -
    Hoje é o dia marcado. Dia de sol, nesta manhã que ocorre após noite turbulenta, na qual meu pensamento divagou, magicou sei lá que coisas forçadas pela ansiedade, talvez... ou cansaço de estar tantas horas na cama. Tudo se desanuviou com a entrada do enfermeiro:
    - Meus senhores, vamos a levantar. Tomar banho, estão aqui dois tubinhos de gel para limpar o intestino (o seguro morreu de velho...), e toca a vestir essas roupinhas especiais pois serão operados hoje.
    Olhei para o que eu deveria enfiar no meu rabiosque... Ufff. Tubo fininho... sem problema. Respirei fundo e fui para a banhoca. Antes fiz tal e tal e claro, dever cumprido. Que coisa arrepiante.. bolas!
    Eu pertenço ao grupo dos homens de tamanho médio (M) mas se fosse do tamanho (XL) estava tramado. Num banheiro com 1 mt. quadrado... quem pode se escovar nas costas e levantar pernas sem bater com o joelho na parede? Seja. Fiquei fresquinho e nada de voltar a magicar fosse o que fosse. Peguei no monte da rouparia: um bata verde (daquelas que se vestem ao contrário, isto é, a parte aberta fica para trás e aperta-se com lacinho junto à nuca); vesti. Olhei para um pacotinho e lá estava um par de meias brancas. Abri, fiz uma pesquiza anatómica e vesti (ou calcei?...). Meia no pé deixava o polegar de fora e subia até à barriga... bem grandes mas apertadinhas por elásticas. Olhei para meus companheiros... já fardados como eu... com aspecto de "maluquinho que pensa ser médico de família". Meia branca -género collant - bata verde que acaba onde nem uma mini-sai ousada chega... gargalhei para dentro e fiquei quietinho no meu cantinho, aguardando ser levado de cama para fora da enfermaria. Qual quê! Chegou o enfermeiro:
    - o senhor Carlos tem d'ir fazer um exame agora, antes da operação.
    Que lindeza... eu naquela tal figura pelos corredores fora olhando todos os lados e segurando a bata para encobrir o encobrivel... OK. Electrocardiograma feito, voltei para a enfermaria, e quando pensava que era já hora de ir à faca... de novo um enfermeiro (diferente do primeiro. Este mais austéro e de ar superior...):
    - o senhor Carlos tem de ir fazer um raio-X.
    Porra! Fiquei tremelicando. Que é isso? Outro? Lá fui seguindo o dito cujo informador. Demorou p'ra ca...! Fotografado meu torax...peguei na radiografia e nem esperei pelo dito cujo para voltar à enfermaria... Eu, ficar sentado aí na sala de espera com meio mundo olhando minhas pernas e querendo adivinhar que estava aí fazendo... não. Nunca! Desandei rapidinho pela porta do cavalo.
    Finalmente acabaram os imprevistos. Então estes exames que atrasaram a minha cirurgia (era para ser às 08h00 e foi às 12h00) não deviam ser feitos na véspera? Claro que sim... mas alguém falhou de certeza... e de pouco ou nada serviu o questionário a que fui submetido e referi no Episódio UM. Fiquei preocupado... teriam eles esquecido algo mais?
    ÚLTIMA HORA: Pouco antes, vi uma seringa e agulha em riste... eis que o alvo era a minha barriga. Zás.. já está... mas picada eu senti. (Quando é que acaba esta merda!)
    - senhor Carlos, esta injecção é para evitar a trombose (kkk)deite-se, ponha este barrete na cabeça e lá vamos nós para o bloco operatório...    Lembrei-me do vendedor de sorvetes ambulante... fechei os olhos e aguardei pela hora certa. Eram 12h10.( CONTINUA )

    quinta-feira, outubro 13, 2005

    diário


    EPISÓDIO UM

    ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO. QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.<
    oooOOOooo

    Segunda-feira, de uma semana qualquer, ao bater das 10h30 : -
    Um open-space repleto de gente em expectativa de ouvir seu nome através dos altifalantes. Uns roendo unhas. Outros lendo ou fingindo ler. Outros ainda, embora cansados de verem sempre as mesmas imagens, olham o monitor de televisão, um plasma dos grandões. Eu entro e procuro a informação necessária para saber o que estava ali a fazer. Uma jovem gorduchinha da minha altura, bonitinha mas gorda a transbordar as medidas permissas a qualquer jovem elegante, exibindo seu crachat de segurança, indica-me um guiché.
    - Estou aqui para ser internado. O que faço?
    - Seu nome por favor -perguntou-me a fulana que estava do outro lado do vidro.
    - Está aí no papel. Não sabe ler?
    - Claro que sei. Aguarde nessa sala aí ao lado e espere que o chamem.
    Foram mais de 30 minutos a olhar para aqui e para ali até que, finalmente, o desejado apelo chegou:
    - Doentes para serem internados, queiram dirigir-se ao guiché...
    Eu e mais uns tantos que ali estávamos para sermos retalhados, fomos ao encontro de um senhor ajudante de enfermagem que mais parecia cobrador de ónibus e o seguimos por corredor - qual entrada da meia maratona -, até onde estava um elevador enorme, que comportou cerca de 15 pessoas sem ser preciso empurrar. Chegados ao quinto piso... saimos em fila indiana. Lembrei-me de meus tempo de garoto em que na fila da escola esperava a hora para levar palmatoada.
    Foi o galopar para várias enfermarias... fiquei numa onde apenas estavam dois fulanos já operados... um gemendo de vez em quando.... e, o outro eu vi correndo para a casa de banho agarrado ao berimbau... numa luta contra a incontinência... em que nunca se leva melhor. Chato... as calças estavam visivelmente molhadas. Chato, mesmo. Um enfermeiro gordito, daqueles do estilo do célebre músico de jazz americano Duke Ellignton, barrigona, andar bem compassado, calça larga em cima para disfarçar a barriga e curta junto ao pé, meio careca, óculos graduados se aproximou e desatou a questionar-me sobre meus padecimentos... que lista. Caramba. Conversa p'ra aqui e p'ra ali que terminou assim: - por que nome o sr. quer ser tratado?
    Não esperava tal pergunta e respondi a correr: - Carlos.
    - Obrigado sr. Carlos. Vou tirar sangue do senhor Carlos e amanhã se manhã o sr. Carlos vai ser operado. Boa Sorte!
    Simpático, né? A simpatia aliás é apanágio de quem nasce do outro lado do Equador... pelas bandas ocidentais da África. [Fim do primeiro episódio]
    O Milagre da Vida


    Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
    Mas, enquanto houver amizade,
    Faremos as pazes de novo.

    Pode ser que um dia o tempo passe...
    Mas, se a amizade permanecer,
    Um de outro se há-de lembrar.

    Pode ser que um dia nos afastemos...
    Mas, se formos amigos de verdade,
    A amizade nos reaproximará.

    Pode ser que um dia não mais existamos...
    Mas, se ainda sobrar amizade,
    Nasceremos de novo, um para o outro.

    Pode ser que um dia tudo acabe...
    Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
    Cada vez de forma diferente.
    Sendo único e inesquecível cada momento
    Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

    Há duas formas para viver a sua vida:
    Uma é acreditar que não existe milagre.
    A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.


    Albert Einstein

    quarta-feira, outubro 12, 2005

    ficção, futebol e políica


    VOLTEI...
    ...
    voltei! Passaram mais de vinte dias! E parece que foi ontem que aqui estive. A saudade - que linda palavra, inspiradora de sentimentos renovados -, fortificou meus quereres, infinitamente consolidados. Não sei se sou mimado (se sou a culpa não é minha...), mas sei que sou frágil perante a saudade, a amizade o amor. Coisas de homem piegas? Quem sabe quanto vale mais uma pieguice sincera do que uma falsa afeição. Bem vamos lá ser mais... mais e entremos no ritmo de produção costumeiro, nas certezas do dia-a-dia. Meu plano para este reatamento à weblogger:

    • FICÇÃO - "oito dias de maturação onde o imprevisto acontece";
    MAS ANTES DO MAIS:
    • quero manifestar-me radiante, muito radiante pois estamos perante o maior feito da história do futebol angolano, que, para além de se ter qualificado para o MUNDIAL'2006, está na luta pelo CAN'06, e, vai encaixar na fórmula BPA, isto é: BRASIL, PORTUGAL, ANGOLA. Curioso, inédito... impensável... quando as preliminares se iniciaram. Claro, não há ilusões... (recordam-se da figura que o Zaïre fez, há uns anos?). Que pode surgir isto ou aquilo fóra de previsões... vá lá, mas nada mais do que isso. Uma coisa, aos incautos: não se deixem adular pelos mal intencionados, despeitados por Angola se ter tornado independente pela vontade da maioria do povo que optou, por várias vezes, pela hegemonia politica que mais lhe interessava.... burifando-se para americanos, ingleses, sul-aficanos, congoleses, portugueses e soviéticos... com a coragem, determinação e vontade indómita, que caracteriza raizes de um povo que esteve submisso mais de 500 anos de colonialismo. Um povo que soube reconhecer e agradecer, antes de tudo e de todos, ao povo cubano - que se marimbou para a URSS e embarcou na luta ao lado de angolanos indefesos perante a ameaça do capitalismo internacional, e soube alinhar items prioritários na presença de uma luta interna subsidiada por aqules que hoje estão a seu lado... na mira das riquezas da minha Angola. Vinte anos de destruição de mais de 70% do espaço geográfico angolano, não se reconstroi em dez anos; meninos que nasceram nos anos 70 e 80... e viveram longe da civilização urbana para andarem nas matas ao cheiro da pólvora, alimentado esperanças promessas de riqueza de felicidade incutidas por um líder demagogo como o foi o dr. Savimbi, hoje tem mais de vinte anos... mas são incultos, analfabetos e sentem-se frustrados. O espaço que ocupam não lhes foi prometido... foi-lhes concedido a bem de cada um numa reintegração social possível e difícil para todos. Luanda, a capital. albergou milhares de fugitivos das zonas onde a UNITA e a FNLA fizeram a guerra (tribal e racista) que todos conhecemos e não podemos negar. Para quê?

      Misturei "alhos e bogalhos". Propositadamente, por uma razão. Para aletrar quantos não tiveram oportunidades de conhecer a verdade e a realidade angolana, dos que vão se aproveitar para lançar balelas contra os angolanos. Os inimigos do povo angolano, os oportunistas vão se aproveitar por Angola estar na mira mundial numa das modalidades desportivas que maior número de adeptos reune, para fazerem campanhas anti-governamentais, e apontarem aspectos negativos que ainda existem na jovem Nação Angolana... iguais - nem melhores nem piores -, do que aspectos igualmente negativos existentes em países europeus e americanos, que são independentes há mais de 50 anos... e de outros há mais de um século. Mesmo, cito Portugal (que cabe 14,5 vezes dentro de Angola) que desde 1974 (Abril) derrubou o fascismo (culpado do atraso do país) e, ainda hoje, trinta anos volvidos com democracia, ainda sofre de carências organizativas de bradar aos céus, onde há zonas onde nos roubam o telemóvel, nos assaltam, há arrastões, nos comboios não há segurança, onde doentes aguarda mais de um ano para serem operados, listas de espera imensas, a escolaridade é baixissima, ainda há (imaginem) milhares de analfabetos e onde a prostituição, a corrupção e o tráfico ilícito é a "boia salvadora" de quem não consegue um emprego legal. E não me falem no senhor presidente estadunidense, Bush... que pertencendo à famila que tem o domínio sobre a maior petrolífera do Mundo, se desmarca das tragédias como as aconteccidas em Los Angeles, capital de jazz, maioritariamente habitada por negros, e tem o descaramento de pedir e de aceitar petróleo de países sub-desenvolvidos. Que a primeira pedra seja dos angolanos... Aceitem este meu desabafo! Um abração amigo e muito sério. Voltei e já estou na roda viva, com vontade de continuar a suportar o peso que este Mundo me destinar como parcela que possa contribuir para o manter mais ou menos equilibrado.